Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:
1 -

Teoria de Banco de Dados

Comentários (33)

Para a melhor utilização do Microsoft Access é importante o conhecimento e correto entendimento dos elementos de um banco de dados e alguns procedimentos para estruturarmos da melhor forma as informações que serão armazenadas no banco de Dados.

  • 1.1 -

    O que são Entidades e Atributos

    As entidades e os atributos são elementos fundamentais de um banco de dados e um bom planejamento na sua criação garante a confiança na integridade das informações armazenadas no banco. Agora vamos estudar e entender o que são Entidades e Atributos em um Banco de Dados criado no Access.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • O que são Entidades do Banco de Dados?
    • O que são Atributos de uma Entidade?
    • Onde as Informações ficam gravadas em um Banco de Dados no Access?

    Tópicos desta aula:

    1. Definindo Informação e Dado;
    2. Definindo as Entidades de um Banco de Dados;
    3. Definindo os Atributos de uma Entidade;
    4. Observando exemplos de Entidades Atributos e Informação.
  • 1.2 -

    O que são Chaves Primárias

    O Conceito de “Chave Primária” é fundamental para o correto entendimento de como funciona um Banco de Dados em relação aos seus registros e relacionamentos. Vamos entender nesta aula o que significa um campo ser a Chave Primária de uma Tabela e como tornar um Campo a Chave Primária.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • O que uma Chave Primária no Access?
    • Como definir uma Chave Primária no Access?
    • Como modificar uma Chave Primária de uma Entidade do Banco de Dados?

    Tópicos desta aula:

    1. Conceituando uma Chave Primária;
    2. Definindo uma Chave Primária;
    3. Modificando um Campo que é uma Chave Primária.
  • 1.3 -

    Relacionamentos entre Tabelas

    Os Relacionamentos entre Tabelas fazem parte do Banco de Dados criando vínculos entre as informações de diferentes tabelas. Também possibilitamexecutar diversas ações no Banco de Dados. Nesta aula vamos estudar como funcionam os Relacionamentos entre Tabelas em um Banco de Dados criado no Access.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • O que é um Relacionamento entre Tabelas?
    • Quais os tipos de Relacionamento entre Tabelas existem no Access?
    • Como criar um Relacionamento entre duas Tabelas no Access?

    Tópicos desta aula:

    1. Entendendo o que é um Relacionamento entre Tabelas no Access;
    2. Analisando os Tipos de Relacionamento;
    3. Criando um Relacionamento entre duas Tabelas.
  • 1.4 -

    Entendendo a Integridade Referencial

    Integridade Referencial é utilizada para garantir a segurança dos dados das tabelas relacionadas.Os dados das tabelas relacionadas ficam interligados pela relação permitindo mais facilidade na manutenção do Banco de Dados. Agora vamos entender o que é e como configurar a Integridade Referencial no Access.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • O que Integridade Referencial no Access?
    • Qual a importância da Integridade Referencial no Banco de Dados?
    • Como fazemos para configurar a Integridade Referencial no Access?

    Tópicos desta aula:

    1. Entendendo o que é a Integridade Referencial no Access;
    2. Analisando um modelo de Relacionamento com as Regras de Integridade Referencial;
    3. Configurando um Relacionamento com as Regras de Integridade Referencial.
  • 1.5 -

    Normalização de Tabelas

    Para evitar os problemas provocados por falhas no Projeto do Banco de Dados, bem como eliminar a mistura de informações nastabelas e as correspondentes repetições desnecessárias de dados usamos uma técnica que é chamada de Normalização de Tabelas. Vamos estudar agora como funciona a Técnica de Normalização das Tabelas para o Banco de Dados.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • O que é Normalização de tabelas?
    • Porque aplicar a Normalização nas tabelas do Banco de Dados?
    • Como Definir as Tabelas e os Atributos do meu Banco de Dados?

    Tópicos desta aula:

    1. Entendendo a Normalização de Tabelas para o Banco de Dados;
    2. Entendendo as Três Formas de Normalização de Tabelas;
    3. Aplicando as Três Formas Normais em uma Entidade.
  • 1.6 -

    Formulários – Consultas – Relatórios

    No Microsoft Access 2010 você pode criar com facilidade um sistema de controle de informações e usá-lo como um pequeno sistema de gerenciamento. A estrutura do Banco de dados no Access é composta por Tabelas, Formulários, Consultas e Relatórios que normalmente são criados nesta mesma sequência. Agora vamos estudar os objetivos dos Formulários, das Consultas e dos Relatórios nos bancos de Dados criados no Acces.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • Como cadastrar Informações nas tabelas do Banco de Dados?
    • Como consultar as informações dentro do meu Banco de Dados?
    • Como imprimir algum tipo de informação de uma Tabela do meu Banco de Dados?

    Tópicos desta aula:

    1. Entendo as funções dos Formulários;
    2. Entendendo as funções das Consultas ao Banco de Dados;
    3. Entendendo as aplicações dos Relatórios gerados pelo Banco de Dados.

Próximo módulo: Estruturando as Tabelas

Gostou? Compartilhe:

  1. Alexandre em 12/08/2014:

    A aula 1.5 está igual a aula 1.6

    Responder
  2. Franck em 29/07/2014:

    Se puder corrigir, por favor, parece que o vídeo da aula 1.1 está igual ao vídeo da aula 1.3 😉

    Parabéns pelo material e muito obrigado.

    Responder
    • Officeguru em 08/08/2014:

      Olá Frank,

      Corrigimos o erro, obrigada por nos informar.

      Atenciosamente.

      Responder
      • Diego em 11/08/2014:

        Parece que o erro ainda persiste. :/

        Responder
        • Officeguru em 12/08/2014:

          Olá Diego,

          Corrigimos as aulas, fique a vontade para acessar os cursos.

          Atenciosamente.

          Responder
  3. Jecivaldo em 23/07/2014:

    Bom dia,
    Parabéns pela qualidade das aulas, são bastante úteis.
    É possível disponibilizar as aulas do curso access 2010, 1.1 e 1.5 (Teoria do Banco de Dados), visto que os vídeos disponibilizados repetem as aulas dos itens 1.3 e 1.6 respectivamente?
    Obrigado.

    Responder
  4. Flavio Alves em 21/05/2014:

    Parabenizo toda a equipe e concordo plenamente com a declaração do colega Anselmo em 07/03/2014.

    Responder
  5. Anselmo em 07/03/2014:

    Olá Amigos, este site é maravilhoso es os professores são muito didáticos, bom seria se muitos dos profissionais fossem assim, compartilhando conhecimento, para uma sociedade mais qualificada e um país melhor. Grato
    acesse nosso blog turmadasala40blogspots, Valeu

    Responder
  6. João Carvalho em 06/02/2014:

    estou com muita s duvidas…

    Responder
    • Officeguru em 07/02/2014:

      Olá João,

      Em que posso auxiliar?

      Aguardo retorno.

      Responder
  7. Sueli Guimaraes em 12/11/2013:

    Gostaria de saber se você tem algo como puxar vários números de telefones pela combox exemplo :

    Cada cliente cadastrado tem 4 números de telefones exemplo
    Maria 4 números de telefones
    Joao 4 números de telefones cadastrados
    Teresa 4 números de telefones cadastrados
    No frm_Pedidos a combox só puxa o primeiro número de telefone cadastrados quando digitado o segundo número pra frente é como se o cliente não estivesse cadastrado

    Cordialmente

    Sueli Guimaraes

    Responder
    • Officeguru em 19/11/2013:

      Olá Sueli,
      Obrigado pelo seu contato.
      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum http://www.officeguru.com.br/perguntas-e-respostas/ para que tanto os usuários, como a equipe Officeguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Responder
  8. Aguinaldo Silva em 21/10/2013:

    Boa tarde Prezados… Gostaria de saber uma coisa, as aulas que estão disponíveis no site são as mesmas que veem no DVD?

    Grato desde já pela atenção.

    Responder
    • Officeguru em 23/10/2013:

      Olá Aguinaldo,

      O conteúdo e o mesmo a diferença e que adquirindo o curso o Sr. terá o conteúdo liberado por completo sem acesso a internet e também e disponibilizamos o arquivo utilizado no curso. Já o curso online o conteúdo e disponibilizado conforme o cronograma do site e não disponibilizamos os arquivos que são utilizados na aula.

      Atenciosamente.

      Responder
  9. Marcos em 05/09/2013:

    quando vou fazer um relacionamento um para um aparece o seguinte erro:
    Definição ‘codigoCompras’ de campo inválida na definição ou índice ou da relação, o que faço

    Responder
    • Officeguru em 11/09/2013:

      Olá Marcos,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe Officeguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  10. vicente r barletta em 23/06/2013:

    muito fácil e didático parabéns pela apresentação.
    se vale um sugestão, deveria ter também um nível mais avançado

    Responder
  11. Guilherme em 08/05/2013:

    Parabéns, sua vídeo-aulas são muito interessantes. É difícil achar esse tipo de material gratuito na internet.
    Obrigado.

    Responder
  12. Priscila Dayane de Souza Costa em 19/03/2013:

    Queria agradecer ao site pela disponibilidade deste assunto que para novos alunos parece ser tão difícil. Com explicações bem diretas o material está com um conteúdo incrível, obrigada.

    Responder
  13. Luiz Sergio em 05/03/2013:

    Quero parabenizar aos idealizadores do site office guru! Adquiri os produtos e fico muito feliz em ver que é compartilhada a informação. O espirito da internet é esse mesmo.
    Continuarei adquirindo os produtos e indicando.

    Responder
  14. dgeison em 31/08/2012:

    Gostei muito de tudo aqui. Mas gostaria de comprar os dvds, em formato .iso, ou algo parecido via download

    Responder
    • Officeguru em 31/08/2012:

      Olá Dgeison,

      Para adquirir o DVD-ROM acesse: Cursos Guru.

      Atenciosamente.

      Responder
  15. Anderson de Oliveira em 24/08/2012:

    Meu amigo, tenho uma duvida. Quando tento cria um relação um-para-um ela da esse erro. Definição ‘Cod de Venda’ de campo invalida na definição do índice ou da relação. Como faço para criar a relação de forma correta?

    Responder
    • Officeguru em 27/08/2012:

      Olá Anderson,

      Criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: Fórum, para que tanto os usuários, como a equipe Officeguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  16. Hudson em 25/07/2012:

    Parabéns, seu material é excelente e de fácil entendimento muito bom!

    Responder
  17. Adriel em 10/07/2012:

    Concordo com o Marcus, seu material é de excelente qualidade, tanto é que tenho divulgado a vários colegas de profissão, finalizando, seus cursos tanto de office quanto de cad são sensacionais.

    Responder
  18. marcus maza em 31/05/2012:

    Gostaria de dar uma sugestão , por que vcs não procuram fazer parceria com alguma faculdade publica para realizar provas e emitir certificado , pois tenho aconpanhado o seu material e ele é muiro bom e quando digo é bom é bom mesmo , e uma certificado seria muito interessante.

    Responder
    • Officeguru em 01/06/2012:

      Olá Marcus,

      Muito obrigado pelo seu comentário e sugestão no site do OfficeGuru.
      Os elogios e a divulgação nos motivam a trabalhar mais e ajudam a manter vivo o OfficeGuru.
      A sua divulgação é a maior colaboração!

      Responder
  19. Henrique em 09/05/2012:

    Officeguru, como faço após ter criado um formulário no access, para limpar o formulário e para salvar os dados no banco de dados ?

    Responder
  20. sérgio em 11/04/2012:

    Bom dia, eu consegui montar todo o Banco de Dados, consultas, mas na hora que consulto e encontro a pessoa cadastrada, gostaria que ao modificar a Data/Hora, fosse criada uma nova linha, e não somente atualizasse estes dois campos,
    Ex: Sergio, EmpresWXY, Compra em 12/04/2012,
    Sergio, EmpresWXY, Compra em 13/04/2012, o Banco só atualiza a data, gostaria que ele replicasse a linha, assim eu teria salvo todos os dados com datas de compras realizadas, (como exemplo),
    Desde já muito Obrigado

    Responder
  21. Orlando Pio dos Santos em 01/03/2012:

    O comentário é!!! estou adorando! é um divisor de águas em minha vida, estou dobrando o cabo da boa esperança, porém, aprendendo o manuseio de informatica. Agora meu pedido, minha esposa deletou sem perceber o curso que estava no e-mail dela e agora tenho que abrir toda nova aula através do google. Coloque novamente no meu e-mail ou no dela os cursos word e excel. Muito obrigado.

    Responder
  22. Renata Moraes em 16/02/2012:

    Eu sou fã do office guru, o professor é muito didático e já tirei muitas dúvidas, sobre os diferentes cursos aqui apresentados.
    Fico feliz, quando há pessoas interessadas em passar seus conhecimentos e esclarecer dúvidas.
    Muito obrigado ao site Office Guru…..
    Respeitosamente
    Renata Moraes

    Responder

Comentários (33):

Voltar a página inicial do curso