Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:
4 -

Formatação de Texto, Número, Visualização e Estilo da Planilha

Comentários (12)

Neste módulo apresentamos aulas para ajudar o usuário de Planilhas do Excel a formatar seus dados e tabelas da melhor forma possível. Qualquer documento que montamos e apresentamos para outras pessoas devem ser organizados e legíveis, ou seja, com uma boa aparência, textos bem colocados e formatados, destaques de contornos e sombreamentos adequados ao conteúdo, os números bem representados dentro de suas características como valores de porcentagens, valores de moedas, datas, entre outras características. Esta preocupação garante uma boa leitura, interpretação e entendimento por parte de quem esta lendo o conteúdo.

  • 4.1 -

    Formatar a fonte do seu texto na planilha

    Vamos aprender a escolher os tipos de letra, seu tamanho e orientação na linha. Os documentos serão agradáveis para nós durante a leitura se tiverem sido escritos com uma letra legível, com uma boa cor, tonalidade com texto bem dimensionado no papel.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • O que é formatação?
    • Como escolher o tipo, a cor e o tamanho da letra?
    • O Que é alinhamento?
    • Quais os tipos de alinhamento?
    • O que é recuo do texto?

    Tópicos desta aula:

    1. O que é formatação?
    2. Formatar a fonte da letra pelo grupo de comandos;
    3. Formatar a fonte da letra pela janela de configuração;
    4. Alinhar o texto na horizontal e vertical;
    5. O que é orientação do texto;
    6. O que é recuo do texto.
  • 4.2 -

    Efeitos Especiais para Formatar o texto

    Neste momento estudaremos os efeitos especiais como o sublinhado, efeitos na fonte, a quebra de texto na célula e o mesclar células. Sempre podemos colocar algo a mais nos nossos documentos para que possamos chamar a atenção das pessoas através de deles.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • Como sublinhar o texto na planilha?
    • Como sobrescrever o texto na planilha?
    • Como sobrescrever um número?
    • Como controlar a quebra de texto na célula?
    • O que é mesclar células?

    Tópicos desta aula:

    1. Colocar o sublinhado na fonte (letra);
    2. Colocar efeitos de fonte;
    3. Número com efeito de fonte;
    4. Como quebrar o texto na mesma célula;
    5. Aplicando o “Mesclar células”;
  • 4.3 -

    Melhorando o visual de sua planilha com Bordas

    Vamos estudar agora como usar as Bordas e suas propriedades, pois eles são essenciais para que você possa dar mais destaque as suas tabelas.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • Como usar bordas nas células?
    • Como desenhar bordas?
    • Como apagar as bordas?
    • Como escolher a linha e cor para a borda?

    Tópicos desta aula:

    1. Inserir Bordas da maneira mais simples;
    2. Inserir usando a janela de configuração;
    3. Desenhar e apagar as bordas;
    4. Desenhar uma grade completa.
  • 4.4 -

    Melhorando sua planilha com Preenchimento

    Nesta aula estudaremos o uso dos efeitos de preenchimento e suas propriedades. As cores de fundo servem para realçar informações importantes dentro da sua tabela.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • Como colocar cores de preenchimentos nas células?
    • Como usar os efeitos de preenchimentos?
    • Como colocar uma cor de fundo nas células?
    • Tenho mais cores de preenchimento?

    Tópicos desta aula:

    1. Usar Preenchimento simples;
    2. Usar Efeitos de Preenchimentos;
    3. Usar Mais cores e Cores Personalizadas.
  • 4.5 -

    Usando Estilos para facilitar sua Formatação

    Vamos estudar agora como usar os estilos prontos do Excel e como criar novos estilos. Para economizar tempo na preparação de suas planilhas você poderá usar estilos prontos de formatação.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • O que é Estilo de formatação?
    • Como usar um estilo pré-formatado?
    • Como tirar um estilo?
    • Como criar um estilo próprio?
    • Como excluir um estilo criado?

    Tópicos desta aula:

    1. Usar Estilos pré-formatados;
    2. Usar estilos de títulos;
    3. Excluir Estilos;
    4. Criar o meu Estilo;
  • 4.6 -

    Formatação condicional

    Nesta aula estudaremos a formatação condicional e todas as suas opções para utilização na planilha. Olhar para a tabela e de imediato identificar valores errados, identificar prioridades, é umas das facilidades da formatação condicional.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • O que é formatação condicional?
    • Como identificar os erros com a formatação?
    • Como realçar as prioridades na minha planilha?
    • Como destacar certos valores?
    • Como colocar uma condição para formatação?

    Tópicos desta aula:

    1. O que é formatação condicional;
    2. Trabalhar formatação de realces condicionais;
    3. Trabalhar os níveis de prioridades com barra, escala de cores e ícones;
    4. Criar sua própria formatação condicional;
    5. Gerenciar as formatações condicionais.

Gostou? Compartilhe:

  1. TIAGO DO AMARAL ALVES em 26/11/2014:

    EXCELENTE CURSO, AULAS MUITO BEM EXPLICADAS, PERFEITAMENTE ELABORADAS UM MÉTODO MUITO PRÁTICO E SIMPLES. REALMENTE SUPERA QUALQUER CURSO ONLINE QUE JÁ FIZ OU TENTEI FAZER. VOCES PODERIAM DISPONIBILIZAR CERTIFICADOS PARA QUEM TIVER INTERESSE ACREDITO QUE VARIAS PESSOAS COMO EU ESTARIAM DISPOSTOS A PAGAR POR ELES.

    Responder
    • Officeguru em 04/12/2014:

      Olá Tiago,

      Estamos disponibilizamos alguns certificados. Para mais informações acesse: Cursos Guru.

      Atenciosamente.

      Responder
      • tiago em 05/12/2014:

        Gostei dos certificados, farei provas de alguns cursos. Parabéns pelo excelente trabalho!

        Responder
  2. Leandro em 22/10/2014:

    Parabéns a equipe. O trabalho é maravilhoso, e a qualidade das aulas supera qualquer outra de outros cursos que já fiz ou tentei fazer. Mais uma vez, parabéns e obrigado por fazerem a diferença.

    Responder
  3. Luiz Gonzaga dos Santos em 03/07/2014:

    Olá bom dia:
    Só para dizer que assistir um vídeo aula e já me deixou bastante satisfeito e muito orientado que a ref aula parabéns pela forma de ensinar me deixou feliz da vida

    Responder
  4. REGINA em 15/04/2014:

    COMO CRIAR UMA FORMULA EM QUE SEU TOTAL DIMUNUA QUANDO AS CELULAS ESTIVEREM COM PREENCHIMENTO EM VERMELHO? É POSSIVEL?

    Responder
    • Officeguru em 17/04/2014:

      Olá Regina,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe Officeguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Obrigada

      Responder
  5. Wallas em 20/09/2012:

    gostaria de comprar esses cursos eles vem no DVD Todos?
    1 – Introdução ao Curso de Excel 2010 – Conhecendo seus Recursos
    2 – Aprendendo Fórmulas e Cálculos no Excel 2010
    3 – Utilizando as Funções do Excel 2010
    4 – Formatação de Texto, Número, Visualização e Estilo da Planilha
    5 – Criando Gráficos no Excel 2010
    6 – Funções de Lógica e Pesquisa
    7 – Manipulando Dados da Planilha
    8 – Inserindo Elementos Adicionais na Planilha
    9 – Tabelas Dinâmicas

    Responder
    • Officeguru em 24/09/2012:

      Olá Wallas,

      Informamos que estes módulos estão disponíveis na versão em DVD-ROM, para maiores informações acesse: Cursos Guru.

      Atenciosamente.

      Responder
  6. Luciano em 30/06/2012:

    Boa Noite,

    Per Gentileza gostaria de saber que formula eu uso para somar duas celulas onde consta Ex:
    25min39s
    30min27s
    como eu somo essas duas celular em uma celula para obter o resultado, constando numero e texto juntos que formula eu posso utilizar. Desde ja Obrigago

    Responder
    • Officeguru em 03/07/2012:

      Olá Luciano,

      Criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: Fórum, para que tanto os usuários, como a equipe cadguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  7. Romoaldo em 27/04/2012:

    Criei uma planilha no Excel 2010, como configurar esta planilha para que ao imprimi-la consiga aproveitar ao máximo o tamanho da folha, fazendo com que as informações nela contidas, tenham um bom tamanho das letras e números.

    Responder

Comentários (12):

Voltar a página inicial do curso