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4 -

Formatação de Trabalhos Acadêmicos

Comentários (20)

Nesta etapa do curso de Word 2010 Avançado podemos ver as diversas finalidades do trabalho acadêmico, que podem se resumir em apresentar, demonstrar, difundir, recuperar ou contestar o conhecimento produzido, acumulado ou transmitido. Ao apresentar resultados, o texto acadêmico atende à necessidade de publicidade relativa ao processo de conhecimento. A pesquisa realizada, a ideia concebida ou a dedução feita perecem se não vierem a público; por esse motivo existem diversos canais de publicidade adequados aos diferentes trabalhos: as defesas públicas, os periódicos, as comunicações e a multimídia virtual são alguns desses.

Para formatação destes trabalhos muitas vezes são utilizadas as normas da ABNT, que buscam estabelecer uniformidade na apresentação dos trabalhos acadêmicos das mais variadas instituição. Devido a isso neste módulo faremos a configuração de seu Documento no Word de acordo com as normas da ABNT.

  • 4.1 -

    Configurando Capas e Folha de Rostos na norma ABNT

    Nesta aula estudaremos quais os padrões da Norma Técnica ABNT, para capa e folha de rosto dos trabalhos acadêmicose e como configurar estes padrões no Word 2010. A Metodologia do Trabalho Científico é um conjunto normas da ABNT que servem para padronizar documentos em todos os ramos de pesquisa e estudos. Confira essas normas e suas configurações no Curso de Word Avançado do officeguru.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • O Que é Metodologia Científica de Trabalhos Acadêmicos?
    • Qual da diferença de uma Capa e uma Folha de Rosto?
    • Quais são as configurações da Capa e da Folha de Rosto?
    • O que colocar em uma Capa e em uma Folha de Rosto?

    Tópicos desta aula:

    1. Estudando algumas metodologias para Capa e folha de Rosto;
    2. Configurando a página para a Capa e Folha de Rosto;
    3. Inserindo os textos necessários na Capa e Folha de Rosto.
  • 4.2 -

    Configurando as Páginas de Epígrafe e Agradecimentos

    Agora vamos configurar a página da Epígrafe e dos Agradecimentos no Word 2010. Estudar não é fácil e quando desenvolvemos um trabalho acadêmico longo, muitas pessoas acabam participando e se envolvendo com o trabalho de alguma forma, sejam elas pais, amigos, professores, entre outros. Por isso em seus trabalhos é reservado um espaço para você agradecer às pessoas que de alguma forma compartilharam este momento com você. Além disso, é possível que você adicione uma epígrafe, ou seja, uma frase que te serviu de inspiração neste momento. Veja como fazer estas configurações neste módulo do curso de Word que o officeguru disponibiliza para você.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • O que é uma Epígrafe?
    • Como fazer um Agradecimento?
    • Quais as Configurações para a página de Epígrafe e Agradecimentos?

    Tópicos desta aula:

    1. Conceituando uma Epígrafe e o que escrever num Agradecimento;
    2. Entendendo como fazer um Agradecimento;
    3. Configurando a página da Epígrafe.
  • 4.3 -

    Como configurar a Página de Aprovação

    Agora vamos estudar como montar a Folha de Aprovação de nosso Trabalho Acadêmico no Word 2010. A Folha de Aprovação é um documento que dá credibilidade ao projeto apresentado, sinalizando que este projeto foi avaliado e aceito pela banca examinadora.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • O que é página de Aprovação?
    • Quais as configurações da Página de Aprovação?
    • Que textos colocar na página de Aprovação?

    Tópicos desta aula:

    1. Identificando a Página de Aprovação;
    2. Configurando a Página de Aprovação;
    3. Inserindo os Elementos essenciais da Página de Aprovação.
  • 4.4 -

    Configurando os Resumos e Ordenando as Páginas

    Nesta aula vamos estudar como configurar as página de resumo e como usar o tradutor para gerar o Texto para divulgação internacional dos trabalhos acadêmicos no Word 2010. Segundo a NBR 14724:2002, o Resumo é a “apresentação concisa dos pontos relevantes do texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho”, saiba como fazer esta configuração no Word.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • O que é Resumo na Língua Vernácula?
    • Porque fazer um resumo em Língua Estrangeira?
    • Quais são as configurações nas páginas de Resumos?
    • Como configurar a Ordem de Numeração das Páginas?

    Tópicos desta aula:

    1. Configurando a página de resumos;
    2. Traduzindo o texto usando o Tradutor do Word;
    3. Configurando a Ordem de Numeração das Páginas.
  • 4.5 -

    Configurando as Listas - Figuras - Abreviações - Tabelas - Anexos

    Agora vamos estudar como criar as Listas em nosso Trabalho Científico no Word 2010. Todas as figuras, tabelas, anexos, siglas e símbolos que colocamos em nossa pesquisa científica devem ser identificados para ajudar o entendimento de quem estuda o projeto, veja como fazer isto neste módulo do Curso de Word 2010 Avançado.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • Como fazer a página de Lista de Figuras?
    • Como fazer a página de Lista de Siglas e Abreviações?
    • Como fazer a página de Lista de Tabelas e Anexos?
    • Como fazer a página de Lista de Símbolos?

    Tópicos desta aula:

    1. Preparando as páginas para as Listas;
    2. Configurando os Títulos com as Macas de Entradas;
    3. Criando a Página com as Listas.
  • 4.6 -

    Configurando a Página do Sumário

    Nesta aula vamos formatar a página do Sumário, configurar os Estilos para a geração do Sumário Automático e configurar a numeração das páginas de desenvolvimento do trabalho no Word 2010. O sumário é a enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, e serve para auxiliar seu usuário a buscar o conteúdo que ele está buscando. Devido a sua importância o Word buscou uma forma para que você crie seus sumários de forma automática, que poderão ser atualizados a qualquer momento que o texto é modificado, em apenas alguns segundos.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • Como é um sumário em um Trabalho Acadêmico?
    • Como usar os Estilos para ajudar na criação do Sumário?
    • Como mostrar a numeração de Página somente em algumas páginas?
    • Como inserir um Sumário Automático?

    Tópicos desta aula:

    1. Formatando as Margens da Página de Sumário;
    2. Configurando o Título e os Parágrafos de Sumário;
    3. Configurando a Numeração de página;
    4. Inserindo o Sumário Automático.
  • 4.7 -

    Configurando os Elementos Textuais

    Nesta aula vamos aprender a organizar os capítulos e seus subtítulos dentro do desenvolvimento dos temas no Word 2010. Os Elementos Textuais compreendem a parte do trabalho em que é exposta a matéria de estudo. Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • Como configurar as margens nas páginas de Capítulos?
    • Como organizar os Capítulos no trabalho?
    • Como configurar os Estilos dos Capítulos?

    Tópicos desta aula:

    1. Dividindo as páginas em Capítulos;
    2. Configurando as Margens nos Capítulos;
    3. Configurando os Parágrafos nos Títulos e Textos.
  • 4.8 -

    Configurando a Página de Referências Bibliográficas

    Agora vamos estudar como configurar as Referências Bibliográficas do seu Trabalho Acadêmico no Word 2010. Referência Bibliográfica é um conjunto de elementos, que permite a identificação das obras citadas no desenvolvimento do trabalho.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • Quais os Elementos Básicos de uma Referência Bibliográfica?
    • Como configurar o Parágrafo para as Referências?
    • Como ordenar as Referências em Ordem Alfabética?

    Tópicos desta aula:

    1. Entendendo as regras para montar as referências;
    2. Configurando o Parágrafo das Referências;
    3. Ordenando as Referências Bibliográficas.
  • 4.9 -

    Configurando as Páginas de Anexos

    Agora vamos estudar como inserir e configurar os Anexos do seu Trabalho Científico no Word 2010. Um Anexo é uma página que constitui um tipo de informação de suporte a sua pesquisa científica. São documentos nos seus originais justapostos ao trabalho acadêmico.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • O que são Anexos?
    • Como é a configuração das páginas de Anexos?
    • Como inserir os Anexos no Trabalho?
    • Como criar a Lista de Anexos?

    Tópicos desta aula:

    1. Configurando as Páginas de Anexos;
    2. Inserindo os Anexos;
    3. Criando a Lista de Anexos.

Gostou? Compartilhe:

  1. Jonny Pablo em 11/03/2014:

    Ola…
    O subitem “4.5 – Configurando as Listas – Figuras – Abreviações – Tabelas – Anexos” ensina a forma de usar em todos eles de forma geral
    Contudo não dá pra usar esta técnica para lista de Abreviaturas pois:
    1-quero somente uma palavra no meio do texto e não o texto todo
    2-não quero que seja alterada a formação do parágrafo e que seja somente a palavra em específico…
    Existe alguma forma mais simples de usar e gerar a lista de abreviações?

    Responder
    • Officeguru em 14/03/2014:

      Olá Jonny,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe Officeguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  2. Danilo silva em 01/09/2013:

    Preciso formartar meu artigo cientifico mais não estou conseguindo.
    Alguem poderia me ajudar.

    Responder
    • Officeguru em 04/09/2013:

      Olá Danilo,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe Officeguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  3. Gizza em 02/05/2013:

    Olá, gostei muito da explicação no vídeo sobre capa e folha de rosto mas tenho dúvida sobre onde vai meu nome? seria o autor do trabalho q que se refere na explicação?

    Responder
    • Officeguru em 09/05/2013:

      Olá Gizza,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe Officeguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  4. Roberta Arruda em 30/04/2013:

    Gostaria de dizer que adoro você, se você souber o quanto me ajudou!
    Obrigada, muito feliz de encontrar seus vídeos.

    Responder
  5. Fábi em 26/04/2013:

    Muito bom, ajudou muito com meus trabalhos.

    Responder
  6. Síria em 18/03/2013:

    Adorei. Tornou minha vida acadêmica mais leve.
    Obrigada.

    Responder
  7. mARIA CRISTINA em 26/11/2012:

    PARABÉS PELO SITE. CONSEGUI FAZER MEU TRABALHO COM ESSA AJUDA. OLHA QUE CANSEI DE PROCURAR!!!

    Responder
  8. Renato em 05/11/2012:

    Cara, parabéns pelo site. Espetacular os videos e as dicas. Muito bom msm, “favoritei”
    Abs.

    Responder
  9. rube em 25/09/2012:

    Aê ! Muito jóia parabéns pelas apresentações disponíveis nestes vídeos.

    Responder
  10. Rejane Viana em 25/08/2012:

    Olá!! Gostaria de parabenizá-la pela elaboração e disponibilidade desses videos.. Serão de grande auxílio para todos os acadêmicos… VIVA O CONHECIMENTO LIVRE NA INTERNET!! Mas, gostari de tirar uma dúvida: segui todos os passos na elaboração da página de figuras, no entanto, no final, quando era para ser inserido o conteúdo desta página, Figura1: Proclamação da República
    Figura 2: República Velha, apareceu o seguinte:{TOC \h\z\t “estilo7;1} O que fiz de errado?

    Responder
    • Officeguru em 27/08/2012:

      Olá Rejane,

      Criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: Fórum, para que tanto os usuários, como a equipe Officeguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  11. Breno Luciano em 23/08/2012:

    Espetacular iniciativa!!! Excelente vídeo aula (todas), me auxiliou muito. Os melhores vídeos informativos em office estão aqui, sem dúvida. Procurei muito até encontrar!! Obrigado!

    Responder
  12. Liliane Leite em 13/06/2012:

    Gostaria de agradecer de todo o meu coração pois a sua vídeo aula me ajudou a fazer um excelente trabalho, PARABÉNS que Deus continue iluminando sua mente para que assim vc possa ajudar mais e mais pessoas. Eu vou entregar o trabalho e preciso de seu nome para colocar na Referência Bibliográfica, isso se possível é claro.
    Desde já agradeço vossa colaboração e mas uma vez OBRIGADA!

    Att.
    Liliane Leite

    Responder
  13. Diego Trettel em 22/05/2012:

    Parabéns pelas vídeo aulas, apesar de eu não ter visto todas por falta de tempo… mas as que vi estão muito boas, detalhadas e bem explicadas, são de grande ajuda na construção e formatação de um trabalho cientifico.

    Responder
  14. Patrícia Lima em 17/05/2012:

    Este vídeo vai ser muito útil para mim no meu Bloco atual, pois os meus anteriores foram me passado numa versão antiga da ABNT. E por isso mesmo carrego várias dúvidas do que seja ainda correto usar na formatação dos meus trabalhos universitários. Logo sei que a ABNT está sempre se atualizando, a minha dúvida momentaneamente é até quando poderei me basear pelos vídeos mostrados nessas aulas. Agradeço desde já o espaço.

    Responder
    • Officeguru em 18/05/2012:

      Olá Patricia,

      Fique a vontade para navegar em nosso blog e assistir as aulas, os nossos cursos não possuem tempo determinado para termino .

      Atenciosamente.

      Responder
  15. Camila lemes em 22/03/2012:

    Não consigo fazer minhas capas de trabalho com as normas da ABNT

    Responder

Comentários (20):

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