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1 -

Introdução ao Word 2010

Comentários (73)

Este módulo traz aulas com dicas para aperfeiçoar os procedimentos de digitação e elaboração de textos no Word 2010. Vemos nestas aulas alguns detalhes sobre teclado, modos de exibição, comando para localizar, substituir conteúdos e como salvar documentos no Word, em vários tipos de arquivos como doc, docx, pdf.  As aulas são excelentes para quem está iniciando com o Word e também para quem já possui algum conhecimento deste programa, que revolucionou a forma de editarmos e formatarmos nossos documentos.

  • 1.1 -

    Entendendo o Layout do Word 2010

    Nesta aula você vai estudar como encontrar os comandos, entender a guia de acesso rápido, teclas de atalho e a barra de status no Word 2010. O ambiente novo do Word está mais organizado para que você possa encontrar os comandos do programa e criar seus documentos com mais facilidade e dinamismo. Aqui você conseguirá entender a nova interface do Word 2010, tudo disponibilizado de forma gratuita!

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • O que é guia e grupo de comando?
    • Como habilitar um comando na barra de acesso rápido?
    • Como usar as teclas de atalho para comandos no Word 2010?
    • Para que serve a barra de status no Word 2010?

    Tópicos desta aula:

    1. Como funcionam Guias e Grupos de Comando no Word 2010;
    2. Como usar Barra de Acesso Rápido do Word 2010;
    3. Quais são Teclas de Atalho do Word 2010?
    4. Como configurar a Barra de Ferramentas de Status do Word 2010.
  • 1.2 -

    Conheça o Teclado e aprenda a Digitar Corretamente

    Agora vamos estudar o teclado e a forma correta de digitar os textos no Word 2010. Quando usamos o Word escrevemos muitos textos e para que isto seja feito rapidamente e corretamente devemos saber usar muito bem o teclado.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • Como estão organizadas as teclas em um teclado?
    • O que é ABNT2?
    • Como usar como usar o ALT GR, CTRL, SHIFT?
    • Para que serve o PRT SCR?
    • Qual é a forma correta de executar a digitação?

    Tópicos desta aula:

    1. Entenda o Layout do Teclado ABNT2;
    2. Entenda como usar as Teclas Especiais do Teclado: ALT GR, CTRL, SHIFT, PRT SCR;
    1. Como posicionar as mãos no teclado para digitar corretamente?
  • 1.3 -

    Aprenda os diversos Modos de Exibição do seu documento

    Vamos estudar agora os modos de exibição dos documentos, o painel de navegação e os modos de zoom das páginas no Word 2010. O modo de exibição do Word oferece mais flexibilidade para que o redator avalie melhor seu documento. Confira nesta vídeo aula como é simples sua utilização

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • Como exibir um documento como página web e como estrutura de tópicos?
    • Como exibir um documento da forma que vou imprimir?
    • Quais são os modos de exibição do documento?
    • Para que servem a régua e as linhas de grade?
    • Quais são as formas de executar zoom do meu documento?

    Tópicos desta aula:

    1. Aprenda as diversas formas de Exibir seu Documento
    2. Como usar o Painel de Navegação do Modo de Exibição?
    3. Para que serve a Régua e as Linhas de Grade?
    4. Como utilizar o Zoom nos Documentos?
  • 1.4 -

    Aprenda a Localizar Conteúdos dentro do seu documento

    Agora estudaremos as técnicas de localizar conteúdos nas páginas de nosso documento no Word 2010. O localizar é fundamental quando estamos revisando a edição de um conteúdo muito grande como, um trabalho de faculdade ou escrevendo um artigo. Devido a isso o Word proporciona a você um localizador para que você consiga procurar termos existentes em seus textos de forma rápida e fácil.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • Como pesquisar uma palavra no documento?
    • Como usar a busca avançada no texto?
    • Como pesquisar utilizando a busca avançada no documento?

    Tópicos desta aula:

    1. Como Localizar Conteúdos no documento no Word 2010?
    2. Aprenda a fazer Buscas Avançadas de conteúdo;
    3. Quais são as opções de Pesquisa na Busca Avançada?
  • 1.5 -

    Substituindo Conteúdos dentro do seu documento

    Esta aula apresenta técnicas de como substituir palavras ou conteúdos em nossos documentos do Word. Muitas vezes precisamos substituir algum termo existente em todo nosso documento, para que não seja preciso revisar palavra por palavra o Word disponibiliza um recurso para substituição. De forma simples e rápida você poderá substituir termos em documentos que possuem diversas páginas em alguns segundos.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • Como trocar uma palavra por outra no documento?
    • Quais são as opções para substituição de textos no documento?
    • Como usar critérios para substituir um texto no documento?

    Tópicos desta aula:

    1. Substituindo o Conteúdo de um documento no Word 2010
    2. Conheça as Opções de Substituição do Word 2010
  • 1.6 -

    Corrija os Textos da Web com Substituir do Word

    Esta aula apresenta como usar o comando substituir do Word 2010, para corrigir um parágrafo copiado da internet, que muitas vezes pode apresentar alguns excessos de espaços entre as palavras, entre outros tipos de formatações indevidas. Como sempre estamos consultando a internet e usando textos, como fundamentação de nossos trabalhos em nossos documentos do Word, este recurso é muito utilizado.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • Como copiar um texto da internet para o Word?
    • O que é uma quebra de linha por quebra de parágrafo na página?
    • Como identificar e arrumar o excesso de espaços no texto?

    Tópicos desta aula:

    1. Copiando um Conteúdo da Internet para o Word;
    2. Como Substituir a Quebra de Linha por Quebra de Parágrafo na página?
    3. Como arrumar o Excesso de Espaços no texto?
  • 1.7 -

    Salvar documentos nos formatos DOC, DOCX e PDF no Word 2010

    Nesta aula estudaremos como salvar um documento para as versões XP, 2003, 2007 e 2010 do Microsoft Office e também como salvar um arquivo no Word com formato pdf. Com as constantes evoluções do programa muitos usuários acabam usando versões mais antigas do Word, dessa forma, é fundamental salvar seu arquivo para a versão correta que você usa ou que, as outras pessoas que forem utilizar o mesmo arquivo irão usar, ou seja é sempre bom manter um padrão.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • Um documento do Word 2010 é compatível com versões anteriores?
    • Como salvar um documento do Word 2010 para abrir em verões anteriores?
    • Um documento feito no Word 2010 é diferente de um feito no Word 2007?
    • Como abrir um documento no Word XP feito no Word 2010?
    • Como converter um documento feito no Word 2010 em PDF?
    • Como identificar o tipo de arquivo do Word na sua pasta?
    • Como configurar um padrão de formato de arquivo para salvar?

    Tópicos desta aula:

    1. Salvando um arquivo compatível com o Word 2007;
    2. Salvando um arquivo compatível com o Word XP e 2003;
    3. Como Salvar um arquivo do Word 2010 como um Arquivo PDF;
    4. Verificar os arquivos salvos na Pasta;
    5. Configurando o Word 2010 para Salvar Automaticamente em outro formato compatível.

Gostou? Compartilhe:

  1. Kadu em 19/09/2012:

    Muito obrigado, muito obrigado mesmo…
    Fantástica iniciativa e aula…

    Responder
    • daniel em 11/10/2012:

      gostei muito destes vidios…………………obg

      Responder
  2. Ruth Avanço Mantoan em 03/09/2012:

    parece muito bom gostaria de fazer…

    Responder
    • Officeguru em 04/09/2012:

      Olá Ruth,

      Para fazer nossos cursos e necessário somente acessar a página do curso, não e necessário inscrição.

      Atenciosamente.

      Responder
  3. Ivanete Vieira Lima em 14/08/2012:

    Parabéns, estou estudando e gostando muito, as aulas são muito bem explicadas.
    Agradeço a toda a equipe de vocês.
    Ivanete

    Responder
  4. Fernanda Gabrielly Silva em 09/07/2012:

    Excelente o Trabalho de vocês, me ajudou muito , estou muito satisfeita Parabéns Aulas 10

    Responder
  5. jamil em 09/07/2012:

    gostei muito!!!

    Responder
  6. Gilmário da Silva Drago em 02/07/2012:

    Excelente contribuição a todas as pessoas que utilizam o word. Meus parabéns pelo despreendimento.

    Responder
  7. lirian elena jacinto em 05/06/2012:

    Parabens, aulas muito bem explicadas.

    Responder
  8. Daniela em 13/05/2012:

    Existe a possibilidade de receber um certificado ao término do curso?

    Responder
    • Officeguru em 15/05/2012:

      Olá Daniele,

      No momento não temos certificado ou diploma dos cursos, pois uma prova efetiva da competência do aluno deve ser feita presencialmente para garantir que quem faz a prova é realmente quem tem o conhecimento. Ainda assim é possível que no futuro desenvolvamos uma avaliação e um certificado para quem seja aprovado.Se você está procurando uma vaga, pode colocar o tempo de uso da ferramenta no seu currículo e mostrar exemplos dos projetos já feitos, para provar as suas habilidades à um potencial empregador. Com frequência o mercado avalia a competência fazendo uma prova presencial e prática, além da entrevista de trabalho. Com certeza quem fizer as aulas dos cursos do Cursos Guru e praticar o conhecimento aprendido terá a competência para usar o software e demonstrar isto ao vivo!

      Atenciosamente.

      Responder
  9. Douglas Vinicios em 02/05/2012:

    Tudo muito bem elaborado, muito bom o curso so tenho a agradecer.

    Responder
  10. António Colaço em 24/04/2012:

    Gostava que este curso ensinasse a configurar o documento como um folheto e livretos. Bem não sei se é assim que se diz.É favor de me corrigir se estiver mal. obrigado

    Responder
    • Officeguru em 25/04/2012:

      Olá Antonio,

      Para verificar informações sobre conteúdo acesse

      Desde já bom estudos.

      Responder
  11. António Colaço em 24/04/2012:

    Obrigado por este curso adorei.Fiquei mesmo satisfeito. Isto é asiim, quem sabe sabe.

    Responder
  12. Ítalo em 23/03/2012:

    Muito bom, só tenho que agradeçer…

    Responder
  13. carlos roberto da silva em 12/12/2011:

    a explicaçao foi otima só precisa ser mais pausada, parabens

    Responder
    • Edy Silva da Silva em 21/07/2014:

      Gostei bastante e concordo com Carlos, mais pausada as aulas nos daria mais chance de mentalizar
      pois tenho uma certa dificuldade para gravar.
      Obrigada por esta excelente iniciativa.

      Responder
      • Officeguru em 23/07/2014:

        Olá Edy,

        Muito obrigado pelo seu comentário no site do Officeguru.
        Os elogios e sugestões nos motivam a trabalhar mais e ajudam a manter vivo o Officeguru.

        Atenciosamente.

        Responder

Comentários (73):

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