Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

A função SomaSe do Excel 2010

Postado em: 09/09/2013 Comentários (2)

O Excel 2010 é sem dúvida uma excelente ferramenta nas mais diversas profissões, devido a sua grande gama de funções podemos realizar basicamente todos os tipos de cálculos. O que infelizmente acontece, é que grande parte dos usuários desconhece a maioria destas funções, perdendo uma grande quantidade de tempo tentando solucionar problemas que seriam resolvidos a partir do uso de uma única função.

Neste artigo de hoje trazemos a vocês uma função muito útil, a Soma Se.

A função Soma

A função Soma é tão simples de ser aplicada que praticamente todos os materiais de apoio na área de Excel começam com esta função quando ensinam fórmulas e funções. Basicamente, o que esta função faz é poupar ao usuário o trabalho de inserir em uma célula a sintaxe: =A1+A2+A3+…+An. Com a função soma basta o usuário inserir a sintaxe: =soma(A1:An) que o Excel entende que deverá somar todos os valores contidos no intervalo A1 até An.

Mas ai você pode estar se perguntando, qual a diferença entre a função Soma e a função SomaSe?

A resposta é bem simples, todas as funções que possuam um “Se” no final permitem ao usuário inserir um critério que altere a forma como ela é aplicada, isso significa que a diferença entre a função SomaSe e a função Soma é que na função SomaSe você pode escolher quais dados dentro de um intervalo deverão ser somados.

Comparando a função SomaSe com Cont.Se

Para entendermos melhor o funcionamento da função SomaSe vamos compará-la com a Cont.Se. A função Cont.Se nos permite contar números em um intervalo com base em um critério pré estabelecido pelo usuário.

Imagine que você possua uma planilha com dados de uma pesquisa realizada, onde os pesquisados deveriam dar uma nota de 0 a 10 ao atendimento de um determinado estabelecimento e ao final da pesquisa deseja-se saber quantas notas maiores que 7 foram dadas. Para isso você utiliza a função Cont.Se com a seguinte sintaxe: = Cont.Se((A1:An;>7). Uma aplicação desta função pode ser visualizada na imagem abaixo.

Função ContSe no Excel 2010

Utilizando a função SomaSe

Agora vamos ver esse pequeno tutorial para entendermos como utilizar a função SomaSe.

Vamos imaginar uma diretora de escola, que pretendia saber a preferência dos alunos entre praticar futebol e basquete. Para isso ela realizou uma pesquisa entre os alunos de todos os ciclos escolares da escola. Por fim ela utilizou a função SomaSe para saber o número de alunos que preferem basquete e o número dos que gostam de futebol. O resultado é mostrado na imagem abaixo.

Função SomaSe no Excel 2010

A função SomaSe possui a seguinte sintaxe: =SomaSe(Intervalodedados;Critério;Intervalodesoma).

No exemplo acima, o Intervalo de Dados corresponde ao local onde a função poderia encontrar as palavras “Basquete” e “Futebol”. Como critério a diretora teve que usar a palavra “Basquete” ou “Futebol” e o Intervalo de Soma corresponde ao local onde estão inseridos o número de alunos que optou por cada opção.

Com essa fórmula ela conseguiria resolver este, e outros problemas envolvendo critérios no Excel 2010. Você poderá visualizar o funcionamento da função Cont.Se, também citada neste artigo clicando neste link, que o levará até um de nossos cursos gratuitos de Excel 2010.

Até a próxima pessoal!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

  1. Alexandre G. Freitas em 17/07/2014:

    Boa tarde.
    Preciso inserir uma fórmula de porcentagem:
    X% de um valor qualquer
    Ex: 8% de uma célula que muda o valor conforme eu insiro NFs
    Att,
    Alexandre G. Freitas

    Responder
    • Officeguru em 23/07/2014:

      Olá Alexandre,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe Officeguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (2):