Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

As diferentes formas de alterar o alinhamento de uma célula no Excel 2010

Postado em: 07/02/2014 Nenhum comentário

Uma das principais vantagens do Excel 2010 é que somos capazes de utilizar todas as suas potencialidades em relação aos mais diversos tipos de cálculos, assim como produzir diferenciados tipos de gráficos, e assim mesmo criar um ambiente agradável a partir das ferramentas de formatação, que tornam a apresentação de resultados muito mais interessante do que simplesmente apresentar os números em uma tela.

Neste artigo, apresentaremos para vocês as diferentes formas de alterar o alinhamento de uma célula, alterando assim, as posições horizontais e verticais do texto e criando textos inclinados. Além disso, apresentaremos um pequeno tutorial de como realizar estas alterações no Excel 2010.

alinhamentos de celulas

Diferentes tipos de alinhamentos de células.

Tipos de Alinhamentos disponíveis no Excel 2010

Para facilitar o entendimento do funcionamento dos diferentes tipos de alinhamentos disponíveis no Excel 2010 utilizaremos uma planilha, onde poderemos visualizar o comportamento de um determinado texto a partir das mudanças de alinhamento, que podem ser horizontais, verticais ou também alterando a orientação do texto, o que gera uma forma muito interessante de apresentar os dados.

Na imagem abaixo, podemos visualizar o texto que será utilizado para visualizarmos as mudanças de alinhamento. Notem que destacamos as bordas da célula para facilitar a visualização do posicionamento do texto.

texto visualizado

Texto que será utilizado para visualizar os diferentes tipos de alinhamentos.

Como padrão, o Excel 2010 insere todos os seus textos com alinhamento horizontal “esquerdo”, e alinhamento vertical “abaixo”. Por isso, na imagem acima podemos visualizar que o texto criado fica no canto inferior esquerdo da célula A1, que foi aumentada para facilitar a visualização de todos os tipos de opções de alinhamento e orientação. Na imagem abaixo apresentamos as opções disponíveis no Excel 2010 para alterar o alinhamento horizontal da célula.

alinhamentos horizontais

Diferentes tipos de alinhamento horizontal.

Basicamente, podemos escolher, para alinhamento horizontal da célula, as opções “Alinhar à esquerda”, “Alinhar à direita”, “Alinhamento Centralizado”, como já apresentamos o alinhamento à esquerda neste artigo, apresentaremos nas imagens abaixo o alinhamento centralizado e à direita.

alinhamento horizontal centralizado

Alinhamento horizontal centralizado.

Vale ressaltar que o alinhamento horizontal centralizado é comumente aplicado em células que representem títulos de colunas. Na imagem abaixo apresentamos o mesmo texto com o alinhamento à direita aplicado.

alinhamento horizontal direita

Alinhamento horizontal à direita.

A partir das imagens acima é possível notar que uma simples mudança no alinhamento horizontal já é capaz de mudar o aspecto visual da planilha, no entanto, como a célula apresentada neste exemplo é muito grande, podemos notar um excessivo espaço vazio, que poderia ser melhor utilizado a partir das opções de alinhamento verticais disponíveis no Excel 2010. Veja na imagem abaixo estas opções.

alinhamento vertical

Tipos de alinhamento vertical.

Como dito acima, o padrão adotado para o alinhamento vertical no Excel 2010 é o Alinhamento Abaixo, no entanto, podemos alterar esta opção sempre que acharmos necessário. Veja nas imagens abaixo estas alterações realizadas na mesma célula onde alteramos o alinhamento horizontal anteriormente.

alinhamento vertical centralizado

Célula com o alinhamento vertical “Alinhar no meio” selecionado.

Notem que na imagem acima, mantivemos o alinhamento horizontal à direita e alteramos o alinhamento vertical para “Alinhar no meio”, porém, ainda podemos centralizar o alinhamento horizontal para melhorar o uso do espaço livre da célula, veja a imagem abaixo.

centralizando o texto

Alinhamentos vertical e horizontal centralizados.

Notem que chamamos a atenção para os dois alinhamentos, que neste ponto estão centralizados, fazendo com que o texto fique mais adequado ao tamanho da célula. Já na imagem abaixo, mantivemos o alinhamento horizontal centralizado, no entanto alteramos o alinhamento vertical para a posição “Alinhar Acima”, que ainda não foi mostrada neste artigo. Veja como ficará disposto o texto na célula.

alinhamento vertical superior

Alinhamento vertical acima.

Com isso vemos que é possível alterar de várias formas o posicionamento do texto em relação ao tamanho da célula, o que apresentaremos agora é a alteração na orientação do texto, que permite criar células onde o texto está inclinado, por exemplo. Para isso precisaremos acessar algumas opções de orientação. Veja na imagem abaixo as opções disponíveis no Excel 2010.

orientacao de celulas

Diferentes opções de orientação do Excel 2010.

Dentre estas opções, as mais utilizadas são Texto Vertical e Inclinar Texto no Sentido Horário, que permitem ao usuário criar planilhas e chamar a atenção para determinadas células. Veja nas imagens abaixo estas opções de orientação selecionados.

inclinacao de texto

Sentido de orientação inclinado no sentido anti horário.

Vale ressaltar, que para melhorar a visualização do alinhamento inclinado retiramos a borda, pois assim como o texto ela se inclina para adaptar a orientação da célula, veja na imagem abaixo como ficaria a mesma célula caso uma borda fosse utilizada para delimitá-la.

texto inclinado com borda

Borda Inclinada juntamente com o texto.

Por fim, apresentamos na imagem abaixo a orientação cujo o texto é apresentado verticalmente, chamada Texto Vertical. Apesar de ser amplamente utilizada este tipo de orientação dá um pouco mais de trabalho ao usuário já que é necessário ajustar o tamanho do texto e da célula para que ele seja melhor apresentado.

texto vertical no excel 2010

Texto Vertical no Excel 2010.

Para facilitar o entendimento de como realizar as alterações de alinhamento e orientação de texto apresentamos abaixo um pequeno vídeo tutorial que apresentará a forma de realizar todas as alterações apresentadas neste artigo. Sendo assim, não deixe de conferir este vídeo.


Esta e outras ferramentas do Excel 2010 podem ser visualizadas em nossos cursos gratuitos de Excel no Officeguru, ou seja, em nosso site você encontrará todas as ferramentas necessárias para melhorar seus conhecimentos neste e em outros softwares da Microsoft. Caso alguma dúvida fique no processo, visite nossa comunidade de Perguntas e Respostas, um espaço criado com o intuito de aproximar nossos usuários de nossos autores.

Até a próxima, pessoal.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

Comentários (0):