Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Calculando a derivada de uma função no Excel 2010

Postado em: 10/02/2014 Nenhum comentário

Em um de nossos artigos aqui do portal Officeguru falamos sobre o uso do Excel 2010 para calcular a integral de uma função polinomial a partir da criação de uma planilha com fórmulas e gráficos.

Neste artigo de hoje, falaremos sobre uma planilha parecida, contudo, desta vez calcularemos a derivada de uma função no Excel 2010 a partir do uso de linhas de tendências e regressões.

A derivada de uma função:

A derivada de uma função pode ser utilizada para calcularmos a taxa de variação desta função em relação a uma determinada variável, ou então, para encontrarmos o coeficiente angular da reta tangente à função. Um exemplo que pode ser citado é o cálculo da variação da distância em função do tempo, em outras palavras, calcular a velocidade de um móvel.

Abaixo, apresentamos a formulação matemática para o cálculo de algumas grandezas físicas a partir do uso de derivadas.

grandezas fisicas calculadas através de derivadas.

Algumas grandezas físicas que são calculadas através de derivadas.

Apesar desta aparência simpática das equações, a formulação matemática por trás de uma derivação é um pouco mais complexa, já que envolve o limite da taxa de variação de uma função. Veja na imagem abaixo este limite.

”limite”

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

Comments are closed.