Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Como inserir senhas e proteger suas planilhas no Excel 2010?

Postado em: 07/10/2013 Comentários (2)

Em muitos momentos precisamos proteger as informações que são inseridas no Excel, seja por sigilo profissional ou simplesmente por proteção da planilha, evitando assim edições indesejadas nas células. Neste artigo, mostraremos para vocês algumas formas de proteger suas planilhas e células no Excel 2010.

Inserindo senhas em planilhas do Excel 2010

Tipos de permissões disponíveis no Excel 2010

Basicamente, o que fazemos no Excel 2010, é permitir que um outro usuário possa visualizar, editar ou copiar uma planilha. Para que possamos alterar as permissões de uma planilha precisamos, primeiramente, entender alguns dos tipos mais comuns de permissões do Excel. Abaixo, detalhamos cada tipo e indicamos em qual momento é mais indicado utilizar um método ou outro.

Método de proteger planilhaEste método permite que você encerre as edições de uma planilha, e torne-a somente leitura. Com isso, nenhum usuário conseguirá editar o arquivo. Ao escolher esta opção, o Excel irá informar que a planilha será finalizada e salva como somente leitura. Uma desvantagem deste método é que outra pessoa poderá salvar uma cópia do arquivo com outro nome ou forçar o Excel a permitir edições mesmo o arquivo sendo somente leitura.

Método de proteção de planilha com criptografiaEste método permite ao usuário escolher uma senha que será solicitada toda vez que um usuário abrir a planilha. A principal vantagem deste método é que a planilha passa a estar totalmente protegida de edições indesejadas, contudo, o próprio Excel aconselha ao usuário guardar em algum lugar a senha escolhida, já que em caso do mesmo esquecer a senha o trabalho estará perdido. Uma dica, não coloque suas senhas em locais como a parte de baixo do seu teclado.

Método de proteção de planilhas a partir de senhasEste método permite ao usuário escolher uma senha para proteger a planilha e também selecionar quais as partes da planilha poderão ser editadas. Devido a isso, é considerado um dos métodos mais comuns para alterar as permissões de edição de planilhas. Veja na imagem abaixo quais as permissões que poderão ser feitas a partir do uso deste método.

Escolhendo os locais da planilha que sera protegidos

Tipos de permissões do Excel 2010

Método para proteção da planilhaEste método permite ao usuário proteger alterações na estrutura da tabela. Isso significa que não poderão ser inseridas novas planilhas ou janelas na estrutura da pasta de trabalho que estiver sendo visualizada.

 

Permitindo que algumas pessoas editem a planilha no ExcelEste método restringe a permissão para editar, copiar ou imprimir a planilha de acordo com a credencial de uma determinada pessoa. Para isso, você deverá cadastrar as pessoas no Serviço de Gerenciamento de Direitos da Informação da Microsoft. Sendo assim, este é um método extremamente seguro, porém, só é indicado quando o grau de segurança da sua planilha for muito alto, já que o processo para utilizar essa restrição é um pouco complicado. Na imagem abaixo é apresentado o início do cadastramento.

Serviço de proteção da Microsoft - gerenciamento de pessoas

Gerenciamento de pessoas da Microsoft

Inserindo uma assinatura digital no ExcelEste método permite ao usuário inserir uma assinatura digital invisível em sua planilha. Assinaturas digitais são como assinaturas que fazemos manualmente em um documento. Para que você possa criar uma assinatura digital, procure um servidor apropriado, de preferência aqueles que são autorizados pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), lembrando que uma assinatura digital é um serviço pago.

Qual tipo de permissão devo escolher?

Essa é uma pergunta muito simples de responder, basta que você saiba qual o nível de segurança será necessário para proteger as suas informações, levando em consideração que alguns métodos são mais simples e outros mais complicados. Outro fator que pode influenciar sua escolha é em relação a gratuidade do serviço, já que uma assinatura digital normalmente envolve taxas.

Esta e outras ferramentas do Excel 2010 são ensinadas em nossos cursos gratuitos, então aproveite e visite a nossa página e conheça os cursos gratuitos de Excel 2010. Abaixo, apresentamos em um vídeo tutorial um método muito simples e gratuito de proteção de planilhas. Não deixe de conferir!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

  1. juliana paula em 09/09/2014:

    este curso é gratuito?

    Responder
    • Officeguru em 11/09/2014:

      Olá Juliana,

      Sim, o curso e gratuito. Para assistir as aulas é necessário somente acessar a página do curso.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (2):