Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Conheça melhor o primeiro módulo do curso de Word 2010 para formatação de trabalhos acadêmicos

Postado em: 20/06/2014 Comentários (1)

Olá pessoal!

Neste texto iremos detalhar um pouco melhor o primeiro módulo do Curso Word 2010 Formatação de Trabalhos Acadêmicos, que foi criado para oferecer as ferramentas necessárias para a criação de documentos onde a formatação, seguindo uma determinada norma, é indispensável. Uma das principais vantagens deste curso, é que não está focado para a criação de documentos seguindo uma norma exclusiva, como por exemplo, a da ABNT, mas sim para que o usuário seja capaz de criar um documento de acordo com qualquer norma que lhe seja solicitada.

No primeiro módulo deste curso, apresentaremos as ferramentas voltadas para a formatação de páginas no Microsoft Word 2010, onde vocês aprenderão a ajustar as margens das páginas, seu alinhamento vertical, cabeçalho e rodapé assim como formatar o texto em colunas, o que é indispensável quando desejamos criar um artigo técnico.

Trabalhos academicos no word

Na primeira aula deste módulo você aprenderá a configurar as margens de um documento, para isso acessaremos a guia Layout da Página onde poderemos visualizar as opções pré configuradas de margens e  acessar a caixa de diálogos “Configurar Página” para inserirmos os valores de margens, direita, superior, inferior e esquerda. Veja na imagem abaixo, a caixa de diálogos Configurar Página, onde vamos alterar as margens de um documento com base em uma determinada norma.

Configurando margens word 2010

Caixa de diálogos Configurar Página do Word 2010.

Na segunda aula o assunto tratado será a configuração de Alinhamento Vertical das páginas do documento. Esta ferramenta nos permite escolher qual será a posição vertical em que um determinado texto ficará em uma página, sendo assim, esta configuração nos permite criar com extrema facilidade a capa de um trabalho acadêmico, já que é possível, por exemplo, centralizar um texto em uma página. Veja na imagem abaixo, o resultado de um texto onde seu alinhamento vertical foi alterado para centralizar as informações na página.

Alinhando textos no word 2010

Texto centralizado a partir da opção Alinhamento Vertical.

Já a terceira aula deste primeiro módulo apresentará as formas de editar e formatar o cabeçalho e o rodapé das páginas do documento que será criado. Nesta aula vocês aprenderão a padronizar numeração de páginas, inclusive utilizando opções diferentes para páginas pares e ímpares, assim como usar este espaço para inserir informações referentes ao documento, como por exemplo, o nome do autor, o título da dissertação ou até mesmo uma marca d’água, caso o documento esteja sendo criado de acordo com algum padrão que utilize marcas d’água. Veja na imagem abaixo, um documento onde o cabeçalho e o rodapé foram configurados para apresentar numeração de páginas diferentes em páginas pares e ímpares.

Rodape e cabecalho no word 2010

Cabeçalho e rodapé diferentes em páginas pares e ímpares.

Por fim, aprenderemos a configurar o número de colunas de um documento criado no Microsoft Word 2010, o que nos permitirá criar textos em mais de uma coluna, que é necessário por exemplo, para submeter artigos de acordo com a formatação exigida por uma determinada revista. Veja na imagem abaixo, como ficará um texto após a utilização desta ferramenta de forma a deixar o texto com duas colunas e um título centralizado.

Colunas no word 2010

Texto disposto em duas colunas.

Com isso, esperamos que ao final deste primeiro módulo vocês já consigam utilizar estas ferramentas para realizar formatações de páginas com as mais diversas normas técnicas de formatação de trabalhos acadêmicos.

O Office Guru também possui uma área de Perguntas e Respostas, onde os usuários podem interagir e tirar as dúvidas que possam surgir.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

  1. Vitoria Silva em 24/07/2014:

    Parabéns pelo site, procurava um site assim a muito tempo.. me ajudou muito.

    Responder

Comentários (1):