Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Conheça o quarto módulo do curso de Word 2010 para Trabalhos Acadêmicos

Postado em: 10/09/2014 Comentários (1)

O Word 2010 é sem dúvidas o melhor e mais utilizado Software para criação de documentos de texto. Isso se deve ao fato de possuir uma grande quantidade de ferramentas que facilitam a elaboração e a criação dos mais diversos tipos de textos.

Neste artigo vamos apresentar para vocês, com um pouco mais de detalhamento o quarto módulo do Curso de Word 2010 para Formatação de Trabalhos Acadêmicos, que foi criado com o intuito de oferecer a nossos usuários as ferramentas necessárias para a elaboração de dissertações, teses e artigos com facilidade.

documento word 2010

Como o principal objetivo deste módulo é a inserção de objetos em documentos acadêmicos, você aprenderá a inserir tabelas, imagens, gráficos, equações e suas respectivas legendas, para que no final da elaboração do seu trabalho seja possível desenvolver todas essas ações.

Na primeira aula deste módulo você aprenderá a inserir uma tabela utilizando todas as ferramentas do Word 2010 que são voltadas para a criação deste objeto. Além disso, será ensinado como alterar o layout de uma tabela, afim de melhor ajustá-la ao texto. Assim como as ferramentas para formatação de bordas e sombreamento, que permitem ao usuário melhorar o aspecto visual destes objetos buscando uma melhor apresentação do trabalho e adaptação desta tabela as normas acadêmicas. Na imagem abaixo apresentamos uma tabela criada no Word 2010.

tabela no word 2010

Tabela criada e formatada no Word 2010.

O uso de tabelas, que será ensinado na primeira aula deste módulo, auxiliará o entendimento da segunda aula, isso se deve ao fato do uso de tabelas facilitarem a inserção de imagens no documento. Nesta aula iremos criar uma tabela onde será inserida uma imagem, permitindo assim ao usuário manter dois campos separados, um para a imagem em si e o outro onde será inserida posteriormente a legenda da imagem. Além disso, será ensinado nesta mesma aula como configurar uma imagem, buscando melhorar seu aspecto visual e o seu posicionamento no texto, tornando este objeto mais adequado às normas acadêmicas necessárias. Na figura a seguir é apresentada uma imagem que foi inserida em um documento a partir deste procedimento. Vale ressaltar que a borda da tabela que foi utilizada para inserirmos a imagem será ocultada.

inserindo imagem no trabalho word 2010

Imagem inserida no trabalho.

Na terceira aula deste módulo aprenderemos a inserir um gráfico do Excel no Word 2010, a partir de uma ferramenta própria do Word 2010 que permite ao usuário inserir todos os parâmetros do gráfico em questão. Este procedimento é extremamente vantajoso já que a partir dele podemos criar um gráfico mais simples dentro do próprio documento, sem a necessidade de utilização de um software externo. Contudo, para gráficos mais avançados o ideal é utilizar imagens advindas do Excel, como por exemplo, retiradas a partir de Print Screen. Na próxima figura você poderá visualizar um gráfico criado por este método.

grafico no word

Gráfico criado no Word 2010.

Já a quarta aula deste módulo deixará de envolver estes objetos gráficos para ensinar a vocês como criar, com extrema facilidade, equações utilizando as ferramentas do Word 2010 que nos permitem desenvolver desde as mais simples equações até integrais, derivadas e matrizes. Na imagem que é mostrada a seguir é possível visualizar o conjunto de ferramentas oferecidas pelo Word 2010 para a criação de equações.

equacoes no word 2010

Ferramentas para equações no Word 2010.

Pela imagem acima é possível visualizar que as ferramentas de equações do Word 2010 nos fornecem desde partes da equação assim como símbolos que são comumente utilizados em trabalhos acadêmicos, tornando assim essa ferramenta indispensável para a elaboração de grande parte das dissertações, teses e artigos que são criados neste software.

Nos dois últimos módulos serão ensinadas as formas de inserir legendas de imagens, tabelas, gráficos e equações, além disso, será ensinado como criar um estilo rápido com as configurações necessárias para atender as normas acadêmicas referentes ao trabalho criado. Ao final desta aula, o usuário será capaz de criar legendas que atendam aos mais diferenciados padrões para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Veja na imagem abaixo a caixa de diálogos para a criação de legendas no Word 2010.

inserindo legendas em figuras word 2010

Inserindo legendas em figuras.

Com isso finalizamos este quarto módulo do curso de Word 2010 para formatação de Trabalhos Acadêmicos e esperamos que as ferramentas ensinadas sejam suficientes para que nossos fiéis usuários possam elaborar com facilidade suas dissertações, teses e artigos, e possam utilizar o tempo que normalmente perderiam com a formatação do documento para outras atividades.

Também gostaríamos de lembrar que em nossa página vocês poderão encontrar diversas opções de Cursos de Word, visite o site! Com os cursos online do Officeguru você pode estudar onde e quando quiser. O que acha de começar agora?

Até a próxima pessoal!

 

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

  1. Dionisio Tchitumba em 16/09/2014:

    Pretendo fazer o curso , pôs desejo capacitar-me , em um dos programas mais utilizados do mundo .

    Responder

Comentários (1):