Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Conheça o quinto módulo do curso de Excel 2013 Intermediário

Postado em: 20/11/2014 Nenhum comentário

O Curso de Excel 2013 Intermediário foi criado com o intuito de oferecer a nossos usuários as ferramentas necessárias para que estes possam criar planilhas com um certo nível de complexidade. Neste artigo detalharemos um pouco melhor as ferramentas que serão apresentadas neste curso.

No quinto e último módulo deste curso estaremos apresentando as ferramentas do Excel 2013 para a construção de Tabelas e Gráficos Dinâmicos com extrema facilidade, já que esta versão do Excel possui algumas ferramentas que auxiliam o usuário a construir tabelas e gráficos dinâmicos a partir da sugestão de formatos de tabelas com base nas informações apresentadas na planilha.

Sendo assim, na primeira aula deste quinto módulo ensinaremos a construir uma Tabela Dinâmica a partir da seleção correta dos campos desta tabela, o que nos fornecerá ao final do processo, uma forma muito interessante de analisar as informações a partir do uso de filtros inteligentes assim como a obtenção de valores contidos na planilha original. Veja na imagem abaixo a planilha que será utilizada durante esta aula.

tabela dinamica no Excel 2013

Tabela Dinâmica

Na segunda aula deste módulo aprenderemos a utilizar uma ferramenta exclusiva do Excel 2013 para a criação de tabelas dinâmicas, que é a ferramenta Tabelas Dinâmicas Recomendadas, que analisa a planilha contendo os dados originais e nos apresenta a opção mais indicada para criar Tabelas Dinâmicas a partir daqueles dados. Ainda nesta aula veremos que apesar desta ferramenta recomendar uma tabela adequada aos dados, o usuário, muito provavelmente precisará adaptar a tabela fornecida pelo Excel às suas reais necessidades, caso a tabela recomendada não se adeque de início.

tabelas dinamicas recomendadas do excel 2013

Tabelas Dinâmicas recomendadas

Por fim, aprenderemos a construir um Gráfico Dinâmico, que é uma forma muito simples e intuitiva de analisar planilhas e o interessante deste método é que durante a criação de um Gráfico Dinâmico o usuário automaticamente cria uma Tabela Dinâmica que resume as informações contidas na planilha original. Isto se torna vantajoso pelo fato de um gráfico, normalmente, ser de mais fácil interpretação que uma tabela com uma grande quantidade de dados, o que torna o uso de Gráficos dinâmicos indispensável em determinados tipos de planilha.

graficos dinamicos no excel 2013

Gráficos Dinâmicos.

Com isto, esperamos que ao final deste módulo vocês estejam aptos a criarem Tabelas e Gráficos Dinâmicos que facilitem a análise de planilhas que contenham uma grande quantidade de informações.

Caso tenha gostado deste módulo, basta acessar a página do curso e dar uma olhada nas demais ferramentas apresentadas durante o Curso de Excel 2013 Intermediário, sendo assim, visite nossa página!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

Comentários (0):