Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Conheça o segundo módulo do Curso de Excel 2013 Intermediário

Postado em: 03/09/2014 Nenhum comentário

O Curso de Excel 2013 Intermediário foi criado com o intuito de oferecer a nossos usuários as ferramentas necessárias para que estes possam criar planilhas com um certo nível de complexidade. Neste artigo detalharemos um pouco melhor as ferramentas de formatação que serão apresentadas neste curso.

excel 2013

No segundo módulo do Curso de Excel 2013 Intermediário aprenderemos a trabalhar com diversas ferramentas de formatação de planilhas, o que irá nos fornecer formas de transformar uma simples planilha em uma tabela contendo informações e formatações a nível profissional.

Para isto, aprenderemos logo de início a formatar as guias de planilhas criadas no Excel 2013, o que nos permitirá escolher os nomes das guias de acordo com as informações da planilha, assim como as cores que melhor representem a separação dos dados, facilitando assim o entendimento de como as informações estão apresentadas na planilha. Abaixo apresentamos uma imagem com a formatação de guias das planilhas aplicada.

formatacao de guias de planilhas excel 2013

Formatação de Guias de Planilhas.

Em seguida, na segunda aula deste módulo, aprenderemos a proteger as informações contidas em uma planilha a partir da opção Proteção de Planilhas do programa que nos permitirá selecionar os campos que poderão ser alterados na planilha em questão, assim como inserir uma senha para aqueles campos que não poderão ser alterados, aumentando o grau de segurança dos dados inseridos no Excel e evitando que alterações não desejadas sejam realizadas na planilha pelos usuários que irão interagir com elas. Abaixo apresentamos uma imagem com as opções de proteção de planilhas no Excel 2013.

protecao de celulas excel 2013

Opções de proteção de células.

Depois disso aprenderemos a utilizar dois tipos diferentes de formatações muito comuns em pastas de trabalho, a formatação condicional com ícones que nos permite utilizar alguns objetos gráficos para facilitar a análise de dados contidos em uma planilha, assim como utilizar a formatação condicional utilizando barras de dados. A vantagem destes dois métodos é que o usuário poderá selecionar as condições que serão levadas em consideração pelo Excel para aplicar corretamente a formatação condicional, gerando assim, uma forma muito interessante de analisar as informações contidas na planilha. Abaixo apresentamos uma imagem com a formatação condicional de ícones aplicada.

formatacao condicional excel 2013

Formatação condicional com ícones.

Por fim, aprenderemos a formatar como tabela um conjunto de dados contidos no Excel 2013, o que facilitará o trabalho daqueles usuários que não gostam de perder muito tempo com formatações e deseja formatar a aplicar filtros em uma planilha contendo uma grande quantidade de informações de forma praticamente automática. Veja abaixo uma imagem de uma planilha que recebeu este tipo de formatação.

formatando como tabela excel 2013

Formatação como tabela.

Sendo assim, com estas ferramentas, esperamos que ao final deste módulo vocês estejam aptos a construir planilhas utilizando um nível de formatação próximo ao profissional, facilitando o entendimento de seus dados e tornando mais agradável a análise da planilha pelos demais usuários.

Com isso finalizamos este artigo, caso tenha gostado deste módulo, basta acessar a página do curso e dar uma olhada nas demais ferramentas apresentadas durante o Curso de Excel 2013 Intermediário. Aproveite para conhecer todos os Cursos de Excel oferecidos.

Também gostaríamos de lembrar que nossa área de  Perguntas e Respostas está em funcionamento, lá vocês poderão interagir com outros usuários e também com nossos autores para tirar alguma dúvida que tenha ficado durante o curso.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

Comentários (0):