Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Conheça o terceiro módulo do curso de Word 2010 para Trabalhos Acadêmicos

Postado em: 01/09/2014 Nenhum comentário

Neste artigo apresentaremos de forma mais detalhada o terceiro módulo do Curso de Word 2010 para Formatação de Trabalhos Acadêmicos, que foi criado para oferecer as ferramentas necessárias para a criação de documentos onde a formatação, seguindo uma determinada norma, é indispensável. Uma das principais vantagens deste curso, é que não está focado para a criação de documentos seguindo uma norma exclusiva, como por exemplo, a da ABNT, mas sim para que o usuário seja capaz de criar um documento seguindo qualquer norma que seja solicitada.

Neste módulo, serão apresentadas algumas ferramentas do Microsoft Word 2010, que facilitarão a criação de documentos e trabalhos acadêmicos onde são necessárias a utilização de citações e referências. Sendo assim, na primeira aula deste módulo aprenderemos como configurar o Word 2010 para que possamos inserir um texto em uma citação simples. Para isso, precisaremos acessar as opções de citação e referência na guia Referências do Microsoft W0rd, que é o local onde encontraremos todas as ferramentas disponíveis no software para a realização destas tarefas.

guia referencias word 2010

Guia Referências do Word 2010.

Para inserirmos uma citação direta utilizaremos uma ferramenta do Word 2010 que facilitará este trabalho, já que nela podemos inserir as informações referentes a fonte bibliográfica que foi utilizada, que pode ser um livro, um artigo, artigo em revista entre outros. Veja na imagem abaixo a Caixa de Diálogos Inserir Citação.

citacao no word 2010

Caixa de diálogos Criar Fonte Bibliográfica.

Outra vantagem em utilizar esta caixa de diálogos é que a partir dela podemos criar uma parte muito importante de um trabalho acadêmico que são as Referências Bibliográficas, onde devemos citar todas as fontes bibliográficas que foram utilizadas no trabalho, o que normalmente é uma quantidade muito grande.

Na segunda aula deste módulo iremos aprender a gerenciar as fontes bibliográficas que foram inseridas na primeira aula, isso nos permite corrigir possíveis erros que possam ter ocorrido durante o cadastro das fontes bibliográficas no Word 2010, assim como nos permite também a inserir novas fontes para o trabalho. Também será nesta aula que aprenderemos a excluir uma referência do trabalho caso isso seja realmente necessário, veja na imagem abaixo esta caixa de diálogos que nos permite gerenciar as fontes de um trabalho acadêmico.

citacoes no word 2010

Gerenciador de Fontes Bibliográficas.

Notem que na figura acima chamamos a atenção para dois pontos importantes do Gerenciador de Fontes Bibliográficas, veja abaixo uma descrição mais detalhada dos tópicos um e dois da imagem.

  1. No espaço que chamamos de 1, são apresentadas as fontes bibliográficas que já estão armazenadas no seu documento, notem que neste caso foi criada uma fonte fictícia.
  2. Já no espaço 2, podemos visualizar como ficará a citação daquela referência no seu texto, assim como o formato em que ela será inserida juntamente com as demais referências bibliográficas.

Na terceira aula aprenderemos a utilizar as notas de rodapé que poderão ser utilizadas durante a criação de um texto no Software, sendo assim, aprenderemos a inserir corretamente estas notas assim como configurá-las para melhor formatar nosso trabalho acadêmico.Veja na imagem abaixo uma nota de rodapé inserida em um documento.

nota de rodape no word

Nota de rodapé.

Com isso finalizaremos este terceiro módulo do curso de Word 2010 para Formatação de Trabalhos Acadêmicos e esperamos que ao final dele nossos usuários sejam capazes de inserir citações, fontes bibliográficas, gerenciar estas fontes e utilizar notas de rodapé no Word 2010.

Aproveitem para conhecer os nossos cursos do Office e fiquem de olho em nossas próximas novidades!

Até a próxima!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

Comentários (0):