Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Criando gráficos com mais de um eixo vertical no Excel 2010

Postado em: 20/11/2013 Comentários (1)

O Excel 2010 é um software capaz de tornar a criação dos mais diversos tipos de gráficos em uma tarefa extremamente simples. Isso se deve ao fato de este software proporcionar ao usuário uma interface bastante intuitiva para a seleção, edição e formatação dos dados que serão apresentados no gráfico.

Neste artigo, falaremos sobre a criação de gráficos contendo mais de uma série de dados, onde será necessária a utilização de mais de um eixo y. O exemplo dado será o deslocamento de um carro se movendo em movimento retilíneo uniformemente variado, aquele do ensino médio em que o carro é acelerado em uma taxa constante.

grafico com mais de um eixo

Planilha que será utilizada durante o artigo.

Para que você possa criar a planilha que utilizaremos neste artigo basta inserir 3 colunas: uma com o nome “Tempo”, e as outras duas como “Deslocamento” e “Velocidade”. Notem que as unidades de cada grandeza foi inserida, sendo segundos, metros e m/s, respectivamente.

Além disso, foram inseridos mais três campos contendo as constantes necessárias em cada equação. Neste caso, são necessárias a aceleração, a posição inicial e a velocidade inicial do carro. Abaixo são apresentadas as equações que serão inseridas na célula B4 (deslocamento) e C4 (velocidade).

equacoes do Movimento Retilíneo uniforme

Equações do Movimento Retilíneo Uniforme.

Onde:

  • S = Posição [m]
  • So = Posição Inicial [m]
  • vo = Velocidade inicial [m/s]
  • a = Aceleração [m/s²]
  • t = Tempo [s]
  • v = Velocidade [m/s]

Os campos descritos acima foram inseridos separadamente para facilitar a seleção destes nas fórmulas do Excel, sendo assim, não se esqueça de utilizar valores absolutos durante a seleção destas constantes. Para isso, basta pressionar F4 durante a seleção de cada constante.

Abaixo apresentamos uma imagem de como ficarão as fórmulas, caso o posicionamento das células da sua planilha seja idêntico ao da planilha apresentada neste artigo.

inserindo formulas na planilha

Fórmulas utilizadas na planilha.

Criando o gráfico no Excel 201

Para criarmos o gráfico que representará as variações na posição e velocidade do móvel utilizaremos a opção “Gráfico de Dispersão” que é a melhor, dentre os gráficos disponíveis no Excel 2010 para representar duas grandezas que estão relacionadas de alguma forma. Sendo assim, o resultado obtido a partir da criação deste gráfico de dispersão é apresentado na figura a seguir.

grafico com duas series, representando as variações da Posição e da Velocidade do móvel

Gráfico representando as variações da Posição e da Velocidade do móvel.

No gráfico acima, podemos notar que apesar dos dados estarem corretamente plotados, o uso de um único eixo y pra representar as duas grandezas se torna inadequado. Sendo assim, se faz necessária a escolha de um novo eixo para representar os valores da variação da velocidade em função do tempo.

Veja como ficaria o mesmo gráfico após a inserção deste novo eixo.

grafico com duas series e dois eixos

Gráfico com dois eixos Y,

Notem que a partir da utilização de dois eixos, a análise da variação da velocidade se tornou bastante simples, já que podemos analisar as duas séries de dados, cada uma com seu respectivo eixo.

Devido à importância deste tema, ele é tratado de forma bastante aprofundada nas aulas do Curso Gratuito de Excel 2010 Gráficos e Funções para Engenharia. Sendo assim, não deixe de visualizar esta e outras aulas referentes a criação de gráficos no Excel 2010.

Até a próxima!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

  1. Jean em 04/06/2014:

    Tem alguma ideia de como fazer isolinhas no excle??? Obrigado

    Responder

Comentários (1):