Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Criando gráficos em escala logarítmica no Excel 2010

Postado em: 28/11/2013 Comentários (5)

Os gráficos são, sem dúvida, uma das melhores formas de visualizar o comportamento de funções, dos mais diversos tipos. Basicamente, o que precisamos para a construção de dados é calcular o valor da função de acordo com os valores de uma variável e a partir destes dados plotar o gráfico em um eixo cartesiano. No entanto, alguns tipos de funções apresentam um comportamento difícil de analisar em escalas comuns, e para isso nós podemos realizar mudanças de variáveis, linhas de tendências e fazer uso de eixos logarítmicos.

Neste artigo apresentaremos a vocês como criar gráficos em escalas logarítmicas no Excel 2010.

grafico logaritmico no excel 2010

Função logaritmica que será utilizada no exemplo.

Funções logarítmicas no Excel 2010:

No Excel 2010 podemos fazer uso de várias funções para obter dados logarítmicos, podendo ser na base 10, em qualquer base ou na base “e” que também é chamado de Logaritmo Neperiano, ou simplesmente ln. Para inseri-las em qualquer planilha criada no Excel basta acessá-las na opção Fórmulas Matemáticas da guia Fórmulas.

No exemplo apresentado acima, utilizamos a função y = log x, cuja base, quando é ocultada vale 10, e a partir da variação nos valores de x obtivemos o gráfico que foi apresentado na imagem acima. Vale ressaltar que não iniciamos os valores de x em zero devido ao fato de não existir o logaritmo deste valor.

Para plotar o gráfico utilizamos o Gráfico de Dispersão, que é o gráfico do Excel mais indicado para representar a relação entre duas grandezas, e buscando melhorar sua aparência inserimos os nomes dos eixos x e y. Abaixo,  podemos visualizar de forma mais adequada como ficou este gráfico.

grafico log no excel 2010

Gráfico de uma função logaritmica criado no Excel 2010.

Alterando o eixo do gráfico para Escalas Logarítmicas:

As Escalas Logarítmicas são indicadas quando desejamos melhor interpretar o comportamento de uma função de acordo com a mudança de valores em uma variável. Basicamente, a adoção de uma Escala Logarítmica no lugar das, comumente aplicadas, Escalas Lineares facilitam além da interpretação, a obtenção de informações do gráfico.

Além disso, podemos citar também, que estes tipos de escalas são indicadas quando existe uma grande variação nos valores que serão plotados. Para adotar uma escala logarítmica basta seguir a regra.

y = a +b.logx

Onde podemos notar que o eixo y continuará sendo linear, porém, a escala do eixo x da função deverá ser transformada em Escala Logarítmica.

Procedimento para alterar o tipo de escala no Excel 2010:

Para adotarmos uma escala logarítmica em um gráfico criado no Excel, precisamos alterar as características dos seus eixos. Para realizarmos esta tarefa seguiremos o procedimento apresentado abaixo.

1 – Clique, com o botão direito no mouse, no eixo onde desejas alterar a escala. Neste caso, escolha o Eixo X e em seguida selecione a opção “Formatar Eixo”, conforme apresentado na figura a seguir.

alterando a escala de um eixo no excel 2010

Selecionando o eixo que terá a escala alterada.

2 – Na Caixa de Diálogos, “Formatar Eixo” mantenha-se nas “Opções do Eixo” e marque a opção “Escala Logarítmica”. Veja na imagem abaixo que também é possível alterar a base do logaritmo, no entanto, neste caso manteremos a opção 10.

adotando escalas log no excel 2010

Selecionando a opção “Escala Logarítmica” no Excel 2010.

3 – Clique em Fechar. E veja o resultado da linearização do seu gráfico.

linearizando funcoes no excel 2010

Gráfico Linearizado no Excel 2010.

4 – Para melhorar a aparência do seu gráfico, podemos realizar algumas alterações em relação as linhas de grade do eixo vertical. Para isso, vamos clicar no Gráfico para que a Guia Contextual do Excel 2010 seja mostrada, e em seguida escolher a opção Layout, conforme figura a seguir.

guia contextual de graficos do excel 2010

Acessando as opções de Layout de Gráficos do Excel 2010.

5 – Nas opções de Layout selecione a opção “Linhas de Grade”, em seguida posicione o cursor do mouse em Linhas de “Grade Verticais Principais” e escolha a opção “Linhas de Grade Principais e Secundárias”, dentre as opções apresentadas. Veja este procedimento na imagem abaixo.

linhas de grade principais e secundarias

Acessando a opção Linhas de Grade Principais e Secundárias de um gráfico no Excel 2010.

6 – Ao final deste processo, o seu gráfico ficará muito parecido ao apresentado abaixo.

gráfico finalizado no excel 2010

Gráfico Linearizado com linhas de grade primárias e secundárias.

Vale ressaltar, que apesar de o procedimento de linearização a partir de Escalas Logarítmicas ter sido realizado somente no Eixo X é possível obter o mesmo resultado aplicando-o no Eixo Y e até mesmo nos dois eixos. Inclusive, o processo de linearização de uma função exponencial a partir do eixo y está disponível e pode ser conferida em uma das videoaulas do Curso de Excel 2010 Funções e Gráficos pra Engenharia.

Até a próxima!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

  1. António Miguel em 26/03/2016:

    Estou gostando bastante de poder tirar as minhas dúvidas neste site muito bom.
    Que continue assim

    Responder
  2. Pedro R. em 29/07/2015:

    Obrigado pela explicação. Muito completa mas feita de uma forma muito directa, sem palha.

    Responder
  3. Andre Menezes em 28/05/2015:

    Muito bom!

    Responder
  4. Romildo assunção em 22/12/2014:

    Como fazer um gráfico em barras usando a escala logaratmica?

    Responder
    • Officeguru em 08/01/2015:

      Olá Romildo,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe Officeguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.
      Equipe Cursos Guru

      Responder

Comentários (5):