Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Criando um Histograma no Excel 2010

Postado em: 01/10/2013 Nenhum comentário

O Excel 2010 é uma excelente ferramenta para processar dados estatísticos e obter vários tipos de resultados importantes para a avaliação de informações. Neste artigo, iremos conversar sobre uma importante ferramenta estatística, o Histograma.

Como criar um Histograma no Excel 2010

Histograma criado no Excel 2010

O que é um Histograma?

Podemos chamar de Histograma um gráfico de barras verticais das frequências dos valores de uma amostra ou variável. Tais barras verticais deverão possuir a mesma largura, contudo, sua altura deverá ser variável e proporcional à frequência de cada valor ou classe representada.

Para a construção do Histograma se faz necessária a criação de uma tabela, que contenha as frequências de um determinado conjunto de dados. Estas frequências poderão ser calculadas de diversas formas, e no Excel 2010 podemos encontrar algumas fórmulas que nos auxiliam neste processo, como por exemplo, a função Frequência.

Cálculo de Frequências no Excel 2010

Uso da função Frequência no Excel 2010

A planilha da imagem acima foi construída a partir de um conjunto de dados representando o número de peças criadas diariamente em uma fábrica. A partir dela, foram realizados os cálculos das frequências absolutas e acumuladas, para isso, utilizou-se a função Frequência, em sua forma matricial, e a frequência acumulada foi calculada a partir do valor de frequência absoluta dividida pelo número de dados existentes.

O Gráfico de Colunas

O Gráfico de Colunas é muito utilizado quando desejamos representar um conjunto de dados onde a sua ordem não é importante, mas sim, a variação entre os dados. Além disso, este tipo de gráfico fornece uma forma muito simples de analisar dados, já que qualquer pessoa consegue entender qual dado é mais relevante que o outro, devido à altura das colunas.

Como a principal função de um histograma é apresentar a variação de magnitude dos dados de acordo com a altura das colunas, este tipo de gráfico é o mais indicado para criar esta ferramenta estatística.

Além de ser uma excelente ferramenta para apresentar dados com facilidade, um Gráfico de Colunas é extremamente simples de inserir em uma planilha do Excel 2010. Para isso, basta selecionar o seu conjunto de dados e escolher uma das opções contidas na guia Inserir.

Gráficos de Colunas no Excel 2010

Construindo um Gráfico de Colunas no Excel 2010

Histograma ou Gráfico de Colunas?

Existe uma certa discussão sobre a formatação exata de um Gráfico de Colunas de forma a torná-lo um Histograma. A principal delas é o espaçamento entre as colunas do gráfico. Abaixo, mostraremos o mesmo histograma, um com uma largura fixa entre as colunas e outro sem esta largura, para ficar mais fácil de esclarecer esta dúvida.

Diferença entre Histogramas com e sem largura entre as colunas.

Diferença entre Histogramas com e sem largura entre as colunas.

Se você está se perguntando sobre qual dos dois representa melhor um histograma, a resposta é: os dois! Não existe uma regra obrigatória de que um Histograma deva, obrigatoriamente, possuir ou não um espaçamento entre as colunas. De acordo com o livro Estatística utilizando o Excel, do professor  da Universidade de São Paulo Juan Carlos Lapponi, o modelo mais aceito é o com espaçamento entre as colunas. Porém, caso você queira criar um histograma sem espaçamento, basta clicar duas vezes em qualquer coluna do seu gráfico e reduzir o espaçamento entre elas para zero.

Reduzindo o espaçamento entre colunas de um Histograma no Excel 2010.

Reduzindo o espaçamento entre colunas de um Histograma no Excel 2010.

Ou seja, com largura ou sem largura entre as colunas, a ferramenta ideal para a constução de Histogramas no Excel 2010 é o Gráfico de Colunas. Caso tenha alguma dúvida sobre como utilizar as funções para calcular a frequência e a frequência relativa, assista as aulas do Curso Excel 2010 Gráficos e Funções para Engenharia.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

Comentários (0):