Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Criando um índice ou sumário no Word 2010

Postado em: 23/09/2013 Nenhum comentário

Criar referências, índices e sumários no Word 2010 é uma tarefa muito simples, porém, ao utilizar ferramentas inadequadas este trabalho fica bastante complicado. Neste tutorial, ensinaremos como utilizar estilos, listas numeradas e a guia de referências para criar índices e sumários semi automáticos.

Os estilos são formatações, pré configuradas pelo Word, que nos permitem aplicar formatações em várias partes do texto sem dificuldades. Outra vantagem dos estilos é que podemos alterar suas configurações e criar as formatações desejadas, como por exemplo aquelas que fazem parte das normas da ABNT, e que são necessárias na maior parte dos trabalhos acadêmicos.

Inserindo textos

Inicialmente, vamos inserir alguns títulos e subtítulos como mostrado na imagem abaixo.

Inserindo informações no Word 2010

Veja que os títulos acima não possuem nenhuma característica especial, e só foram inseridos para que possamos aplicar estilos em cada um deles.

Selecionando a lista numerada baseada em estilos

Para que possamos utilizar estilos para criar índices, precisaremos de uma lista numerada. Para isso, cliquem em “Lista de Vários Níveis” e escolham a opção que contenha as palavras Título 1, Título 2, como mostrado na figura abaixo.

Criando uma lista no Word 2010

Notem que o Capítulo 1 já aparecerá com o número 1 na frente.

Estilos no Word 2010

Para inserirmos a numeração nos subtítulos utilizaremos o estilo Título 2. Vejam que não será necessário escolher a opção de Lista de Vários Níveis, bastando que você clique no estilo adequado. Repetiremos este procedimento até completarmos o documento.

Utilizando estilos para criar subtitulos

Criando o Sumário no Word 2010

Agora que já criamos nosso documento com base em estilos e listas numeradas podemos inserir um sumário. Porém, vamos inserir uma página em branco no começo do documento para posicionarmos nosso sumário.

Para isto, clique na guia “Inserir” e selecione “Página em branco”.

Inserindo uma nova página no Excel 2010

Na página em branco que acabamos de criar, clique em Referências para que possas visualizar a seguinte guia.

Referências no Word 2010

Clicando na opção “Sumário” escolheremos a opção “Sumário automático 1”, conforme figura abaixo.

Inserindo um sumário automático no Word 2010

Com isso criaremos um sumário automático, que deverá ser parecido com o da imagem abaixo.

Finalizando sumário no Word 2010

Lembrem-se que mesmo o Sumário sendo automático, você precisará atualizá-lo de acordo com o andamento da elaboração do seu documento, já que as páginas vão se alterando de acordo com a digitação. Para isso, basta clicar em “Atualizar sumário” e selecionar a opção “Atualizar índice inteiro”.

Atualizando índices no Word 2010

Com esse procedimento você poderá criar facilmente índices e sumários no Word 2010 e tornar seus documentos muito mais elegantes para entrega, seja para fins acadêmicos ou profissionais. Então, não perca tempo, comece a criar seus índices e sumários!

Você poderá ver este e outros procedimentos em nossos cursos gratuitos de Word 2010 clicando neste link.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

Comentários (0):