Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Criando uma lista utilizando Validação de Dados no Excel 2010

Postado em: 30/12/2013 Comentários (2)

Um erro comum de algumas pessoas que trabalham com informática é achar que o Microsoft Excel é um software voltado somente para a criação de planilhas extremamente complexas e com várias fórmulas e funções avançadas. Na verdade, o Excel possui um conjunto tão diversificado de ferramentas que permitem que o utilizemos para criar tabelas extremamente simples, e que resolvem a maioria dos nossos problemas, e até mesmo criar aquelas planilhas mais avançadas.

Neste artigo vamos apresentar uma ferramenta muito simples chamada Validação de Dados, que pode ser utilizada de várias formas diferentes e, neste caso, a utilizaremos para criar uma lista de produtos disponíveis em uma Mercearia.

validacao de dados

Construindo a planilha:

Para construirmos uma planilha que utilize a Validação de Dados para criar uma lista é muito simples, já que basicamente precisaremos de duas células que serão utilizadas para apresentar a lista criada, e uma série de informações que serão utilizadas. Veja na imagem abaixo, um típico caso de planilha que será construída desta maneira.

pasta de trabalho

Planilha utilizada para criar uma lista no Excel 2010.

Para não poluir a imagem acima, inserimos três índices em pontos que onde são necessárias algumas explicações extras para que vocês possam entender corretamente como criar a lista de produtos. Isso se deve ao fato de o modelo que estamos apresentando ser útil a qualquer situação que envolva a necessidade de criação de uma lista no Excel. Veja abaixo a descrição de cada índice apresentado acima.

  1. O índice 1 representa apenas um rótulo que a sua planilha deverá possuir, ou seja, quando o usuário estiver interagindo com a planilha ele entenderá que o título daquela célula é “Produto Selecionado”.
  2. O índice 2 representa o local onde será inserida a lista, ou seja, quando o usuário selecionar um produto ele aparecerá neste local.
  3. O índice 3 representa a lista de produtos que são comercializados nesta mercearia, e será necessária durante a utilização da Validação de Dados.

Criando a lista:

Para criarmos a lista de produtos basta clicar no local onde desejamos que ela seja criada. Neste caso clicaremos na célula B3, logo ao lado da célula azul com o título “Produto Selecionado”. Em seguida, vamos clicar na guia Dados e selecionar a opção Validação de Dados.

guia dados do excel

Acessando a Validação de Dados no Excel 2010

Ao clicarmos na opção Validação de Dados, a seguinte caixa de diálogos será apresentada.

validacao de dados no excel

Caixa de diálogos da Validação de Dados.

Notem que na imagem acima, chamamos atenção para a opção “Permitir”, neste local nós escolhemos que tipo de informação pode ser inserida na célula selecionada. Notem que por padrão a opção “Qualquer valor” sempre será selecionada, permitindo que você insira qualquer tipo de informação na sua célula.

Clique na seta ao lado da opção “Qualquer Valor e selecione a opção “Lista”. Veja na imagem abaixo como ficará a Caixa de Diálogos.

lista na validacao de dados

Caixa de diálogos da opção Lista da Validação de Dados.

Para selecionarmos a fonte de dados, clique no botão branco com a seta vermelha no canto direito da opção “Fonte”, em seguida, selecione os produtos que irão compor a lista. Veja na imagem abaixo o procedimento.

selecionando na validacao de dados

Selecionando os dados que irão compor a lista.

Após selecionarmos as informações que irão compor a lista, e pressionarmos Enter, voltaremos a janela da Validação de Dados onde o intervalo contendo as informações já se encontra selecionado. Basta clicar em Ok e visualizar a sua Lista clicando na seta ao lado da célula B3, conforme figura abaixo.

Lista criada utilizando a Validação de Dados.

Lista criada utilizando a Validação de Dados.

Para finalizar, deixo uma dica de formatação. Normalmente, quando crio planilhas envolvendo listas, eu seleciono os dados originais, que neste caso se encontram na coluna D, e altero a cor da fonte para Branca, para que estes dados não possam mais ser visualizados fora da lista. Veja na imagem abaixo como ficaria esta mesma planilha após esta alteração na formatação.

planilha formatada

Planilha finalizada.

Gostou deste tutorial? Não deixe de visitar nossa página de cursos gratuitos para assistir as videoaulas em que esta e outras ferramentas do Excel 2010 são apresentadas para que você possa estar cada vez mais preparado para construir excelentes planilhas eletrônicas no Excel 2010.

Até a próxima, e bons estudos!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

  1. Miha Miyazaki em 25/02/2014:

    Como faço para condicionar uma lista à outra?
    Por exemplo, em uma primeira lista escolho em qual estado eu moro e na lista seguinte escolher dentre as cidades do estado.

    Andei pesquisando e achei um arquivo usando DESLOC, mas não compreendi o funcionamento, nem consegui reproduzir. Será que poderia me ajudar, por gentileza?

    Responder
    • Officeguru em 27/02/2014:

      Olá Miha,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe Officeguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (2):