Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Crie pastas de trabalho no Excel 2010 com mais impacto visual

Postado em: 21/10/2013 Comentários (1)

Quando necessitamos de uma ferramenta que auxilie a manipulação e realização de cálculos em uma grande quantidade de dados sempre lembramos do Microsoft Excel. Por ser um software que oferece inúmeras ferramentas para plotagem de gráficos, utilização de fórmulas e análise de dados, podemos afirmar que possuímos um ambiente completo para a realização destas tarefas. Contudo, trabalhar com números é uma tarefa considerada cansativa pela maioria das pessoas e, neste momento, é que se torna importante criar pastas de trabalhos com um bom aspecto visual.

Neste artigo, daremos algumas dicas sobre como criar pastas de trabalho com um maior impacto visual fazendo com que suas planilhas tenham um aspecto profissional, facilitando a análise e mantendo a atenção de quem precisar visualizá-la.

pasta de trabalho sem formatacao no excel 2010

Exemplo de Planilha sem formatação no Excel 2010

Formatação de células e planilhas:

As ferramentas de formatação de células e planilhas nos permite transformar o aspecto visual de uma pasta de trabalho. Basicamente, o usuário precisa possuir um pouco de criatividade e uma bela dose de bom senso para criar uma planilha com um aspecto visual muito interessante.

Dentre todas as ferramentas de formatação de células podemos destacar as bordas, fontes e sombreamentos. As bordas compõem a forma mais simples de formatar uma planilha, a partir delas podemos criar planilhas com um aspecto extremamente sóbrio e profissional, utilizando diferentes estilos de linhas, posicionamento da borda e também a cor das mesmas. Contudo, vale ressaltar que quando você utilizar uma cor diferente para as linhas que representam a borda de uma tabela você deverá tomar cuidado com as misturas de cores. Lembre-se, cores escuras combinam com cores claras, e vice-versa. Veja um exemplo de tabela utilizando somente formatação de bordas.

inserindo bordas em uma planilha do excel

Utilizando bordas para melhorar o aspecto visual de planilhas no Excel 2010

Notem que mesmo utilizando bordas e um pouco de formatação de fontes a planilha ficou com um aspecto sério, porém, ainda não ficou com uma aparência muito interessante. Caso a sua planilha precisa somente deste aspecto sério, a formatação acima cumpriria sua função.

Agora, vamos apresentar a mesma planilha utilizando somente cores de sombreamento na célula, lembrando que para alterar o sombreamento de uma célula, que também é chamado de plano de fundo, você precisa selecionar as células, clicar no ícone da “latinha de tinta” na guia Página Inicial e escolher a cor desejada.

escolhendo cores de fundo de celulas no excel 2010

Utilizando sombreamento para melhorar o aspecto visual de planilhas no Excel 2010

Notem que quando adicionamos cores em planilhas criadas no Excel 2010 obtemos uma planilha com um excelente aspecto visual, contudo, a tabela criada ainda apresenta uma pequena dificuldade, que é a separação entre linhas e colunas. Isso seria facilmente resolvido utilizando cores e bordas em conjunto, veja como ficaria a tabela na imagem abaixo.

utilizando bordas e cores no excel 2010

Utilizando bordas e sombreamento para melhorar o aspecto visual de planilhas no Excel 2010

Como vemos na imagem acima, as planilhas criadas utilizando bordas e sombreamentos permitem ao usuário criar tabelas com um melhor aspecto visual, tornando muito mais fácil a visualização das mesmas por outros usuários.

Inserindo objetos em planilhas:

Outra forma de melhorar o aspecto visual de suas planilhas é utilizar objetos que estejam relacionados com os dados apresentados na tabela, sendo assim, você poderá usar imagens, formas e desenhos, gráficos entre outros objetos disponíveis no Excel 2010. Abaixo apresentamos a mesma planilha onde alteramos as bordas e o sombreamento, e que agora inserimos uma imagem.

utilizando imagens no excel 2010

Utilizando imagens para melhorar o aspecto visual de planilhas no Excel 2010

Os gráficos também são objetos extremamente interessantes para dar um up no aspecto visual da sua planilha. Além de fornecer um aspecto extremamente profissional, um gráfico auxiliará na análise da sua planilha, já que é muito mais fácil entender dados apresentados em gráficos que em números. Veja a mesma planilha apresentada acima, só que agora juntamente com um gráfico de colunas.

graficos e imagens na formatacao de planilhas no excel 2010

Utilizando imagens e gráficos para melhorar o aspecto visual de uma planilha.

Sendo assim, podemos visualizar que ao utilizarmos ferramentas simples de formatação de planilhas no Excel 2010 podemos construir tabelas com uma aparência extremamente interessante, o que irá, com certeza, facilitar a visualização dos seus dados e atrair inúmeros elogios para quem estiver trabalhando na pasta de trabalho.

Caso alguma ferramenta comentada neste artigo ainda não seja comum para você, aprenda como utilizá-la juntamente com outras ferramentas do Excel, como fórmulas, funções e gráficos em nossos Cursos Gratuitos de Excel 2010.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

  1. HELDER em 13/11/2013:

    Parabéns rafael, a qualidade do conteúdo é impecável. Mesmo vendendo o DVD, disponibilizam gratuitamente a quem interessar. Iniciativa muito louvável. Estou sempre por aqui e já aprendi muito com o site. Sempre indico para outras pessoas.

    Continue como excelente trabalho.
    Abraços.

    Responder

Comentários (1):