Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Edite e insira suas imagens com as ferramentas do Word 2010

Postado em: 22/11/2013 Nenhum comentário

Neste artigo, apresentaremos algumas formas para editar imagens no Microsoft Word, 2010 buscando mostrar a vocês que não são necessário conhecimentos extremamente avançados em softwares como o Photoshop e Corel Draw para inserir e editar imagens em seu texto.

editando imagens no microsoft word 2010

Imagem que será editada durante o artigo.

Inserindo imagens no Microsoft Word 2010:

O processo para inserção de imagens em textos criados no Microsoft Word 2010 é extremamente simples e bastante conhecido pela maioria dos usuários, porém, se você é um usuário que ainda não conhece este processo, basta clicar na guia Inserir da Ribbon e em seguida escolher a opção Imagem. Você será levado a uma janela como a da figura abaixo onde basicamente deverá escolher a imagem desejada no local em que se encontra armazenada.

guia inserir imagens do word 2010

Guia Inserir Imagens do Microsoft Word 2010

Na imagem acima, destacamos a guia Inserir, circulada em vermelho, a opção Imagem (1) e um exemplo de local onde ficam armazenadas imagens, neste caso a Biblioteca de Imagens do Windows 7  (2).

Guia contextual de Formatação de Imagens do Microsoft Word 2010:

O Microsoft Word 2010, assim como os demais softwares da popular família Office, foi criado com o intuito de facilitar a criação e edição dos mais diversos tipos de documentos criados pelo usuário. Desde a versão 2007 este software possui uma interface extremamente prática , resumindo os comandos mais utilizados em Guias e Submenus facilitando o acesso às ferramentas mais utilizadas para formatação, inserção de objetos, revisão ortográfica e exibição. Este conjunto de guias e submenus recebe o nome de Ribbon.

Além disso, sempre que selecionamos um determinado objeto, o Microsoft Word nos apresenta uma conjuntos de ferramentas exclusivas para este objeto. Esta guia é chamada de Guia Contextual e normalmente é apresentada em cores que as destaquem das demais guias da Ribbon, veja a imagem abaixo.

guia de opcoes exclusivas do microsoft word 2010

Guia Contextual de Formatação de Imagens no Microsoft Word 2010.

Na imagem acima foi apresentada a guia “Ferramentas de Imagem – Formatar”, onde podemos notar que existem inúmeras opções de formatação como ajustes de cores, efeitos de imagens, organização e tamanho, o que já é o suficiente para a edição de imagens de forma não profissional.

Abaixo, detalharemos algumas das opções de edição disponíveis na guia contextual de formatação de imagens.

Ajustes de cores:

opcoes de ajuste de cores do word 2010

As opções de ajustes de cores disponíveis no Word 2010 nos permitem alterar de várias formas as cores de uma imagem inserida em um documento. Além de nos fornecerem ajustes manuais, as opções de correções de brilho e contraste, cores e efeitos artísticos possuem vários modelos predefinidos da imagem inserida, fazendo com que até mesmo usuários iniciantes possam realizar edições e correções em qualquer imagem que tenha sido inserida no documento. Veja abaixo como ficaria a mesma imagem apresentada no início deste artigo, agora com algumas alterações citadas acima.

efeitos artisticos no word 2010

Imagem onde foram utilizadas algumas opções de correção de cores e efeitos artísticos no Microsoft Word 2010

 Efeitos de imagem:

efeitos de imagem no word 2010

As ferramentas de Efeito de Imagem permitem ao usuário alterar o formato da imagem de forma extremamente rápida. Opções para deixar a imagem sombreada, com bordas, e até mesmo em auto relevo estão disponíveis ao alcance de um clique e com certeza você já deve ter utilizado estas opções para aplicar efeitos em imagens inseridas nos mais diversos tipos de textos. Abaixo são apresentadas algumas formas de aplicar estes efeitos.

mudando a forma das imagens no word 2010

Aplicação de vários tipos diferentes de efeitos de imagem no Word 2010.

Posicionando imagens em relação ao texto:

ferramentas de posicionamento de imagens no word 2010

Dentre as ferramentas de posicionamento de imagens do Word 2010 podemos destacar a Quebra de Texto Automática, que nos permite adequar o posicionamento da imagem em relação ao texto tornando-o assim muito mais organizado e agradável para leitura. Veja a imagem abaixo onde foi escolhida a opção “Quadrado” para quebra de texto automática.

alterando o layout da imagem

Alternando o posicionamento da imagem em relação ao texto no Word 2010.

Tamanho da Imagem:

opcoes de corte altura e largura de imagens

Por fim, a guia contextual de formatação de imagens nos fornece a opção de cortar e alterar o tamanho das imagens. Para realizar essas edições podemos alterar o tamanho da imagem a partir da inserção de valores para altura e largura ou então realizar estas alterações a partir de ajustes manuais, clicando nos “grips” localizados nos cantos da imagem, lembrando que o verde, permite rotacionar a figura de acordo com o ângulo desejado.

ajustando o tamanho de imagens no word 2010

Grips utilizados para ajustar o tamanho e a rotação de imagens no Word 2010.

Na imagem acima destacamos o grip verde, responsável pela rotação da imagem e os dois grips arredondados localizados nos cantos superiores da imagem, contudo, os demais grips que não foram destacados possuem funções parecidas com os em destaque.

Sendo assim, ao final deste artigo somos capazes de realizar diversos tipos de edição, mesmo não estando com nível profissional, mas que permitem que melhoremos o aspecto visual de documentos criados no Microsoft Word 2010. Então, não perca tempo comece a aplicar estas ferramentas em seus próximos textos.

Caso queira ver estas e algumas outras ferramentas de edição de textos em imagens no Word, dê uma passadinha em nossa página e assista nossas aulas gratuitas de Microsoft Word 2010.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

Comentários (0):