Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Formas de inserir bordas no Excel 2010

Postado em: 13/03/2014 Comentários (2)

O Excel 2010 é o software para criação de planilhas eletrônicas mais utilizado no mundo. Isso se deve ao fato de oferecer uma diversificada gama de ferramentas que auxiliam os usuários a efetuar cálculos matemáticos, comparar cenários e utilizar diversos tipos de gráficos, contribuindo para a tomada de decisões em diversos ramos empresariais.

capa do site do excel

Capa da página do Excel. Fonte: Microsoft

Além disso, o Excel tem uma interface extremamente simples para que os usuários possam utilizar ferramentas de formatação que tornem suas planilhas mais atrativas, fazendo com que os dados matemáticos apresentados nelas sejam entendidos de uma forma mais simples e prática.

graficos no excel 2010

Gráficos no Excel. Fonte: Microsoft.

Neste tutorial, vamos apresentar algumas formas de inserir bordas em um grupo de células, o que tornará fácil a identificação da tabela apresentada assim como irá melhorar a apresentação dos dados de uma planilha.

exemplo de planilha com bordas

Exemplo de planilha com bordas.

Como inserir bordas em um grupo de células

Para inserirmos bordas em uma planilha, precisamos primeiramente entender um pouco de teoria das cores! O básico da teoria das cores nos diz que quando utilizamos cores mais escuras no fundo devemos utilizar cores mais claras nos demais desenhos, assim como cores mais fracas no fundo exigem cores mais fortes no desenho. Isso significa que a escolha da cor da sua borda dependerá das cores utilizadas no preenchimento da célula.

1 – Abra um arquivo do Excel ou então inicie um arquivo novo. Veja a imagem abaixo.

criando um arquivo

Criando um novo arquivo no Excel 2010.

2 – Na planilha que foi criada, escolha o número de células em que serão aplicadas as formatações de bordas. Veja um exemplo de seleção na imagem abaixo.

selecionando a area que recebera bordas

Selecionando as células.

Vale ressaltar que o número de células selecionado acima se refere a este tutorial. Caso queira testar a aplicação de bordas em um número maior ou menor de células basta selecioná-las.

3 – No grupo Fonte, clique no botão que apresentará as opções de bordas. Veja a imagem abaixo.

acessando as opcoes de bordas

Acessando as opções de bordas.

4 – Ao clicar nas opções de bordas do Excel 2010, você visualizará um menu com todos os tipos de bordas oferecidas por este software. Notem que na imagem abaixo, destacamos dois campos deste menu, onde chamamos de 1 as opções de bordas pré-definidas e de 2 as opções para desenhar as bordas.

opcoes de bordas

Opções de bordas disponíveis no Excel 2010.

5 – Para inserir uma borda pré definida, basta que você clique na opção desejada. Na imagem abaixo apresentamos uma tabela onde foram utilizadas, como formatação de bordas, as opções “Todas as bordas” e em seguida “Borda Superior Espessa”.

formatacao de bordas

Formatação de bordas.

6 – Agora que já sabemos como inserir bordas pré-definidas, vamos conhecer o procedimento para desenhar bordas. Para isso, clique em Plan 2 para que uma nova planilha seja apresentada.

acessando uma planilha

Acessando uma nova planilha.

7 – Para desenhar as bordas de uma tabela, você não precisará selecionar as células. No entanto, precisará ter em mente que algumas etapas precisam ser realizadas antes de desenhar sua borda, como por exemplo, escolher o estilo da linha e sua cor. Sendo assim, clique nas opções de borda e em seguida clique em estilo da linha, para definir um determinado estilo. Veja a imagem abaixo.

estilo da linha

Acessando o estilo da linha.

8 – Em estilo da linha, escolha o que achar mais adequado para a sua tabela. Para este tutorial escolhemos um estilo de linha tracejada. Veja a imagem abaixo.

escolhendo o estilo da linha

Estilo de linha escolhido para este tutorial.

9 – Note que ao escolher o estilo da linha, seu curso se transformará em um lápis. Nosso próximo passo será escolher a cor. Para isso, retorne às opções de borda e escolha a cor que achar mais adequada.

selecionando a cor

Selecionando a cor da linha.

10 – Ao escolher a cor, novamente a planilha será apresentada para que você possa desenhar sua tabela. Sendo assim, pressione o botão esquerdo do mouse e passe o cursor pelas linhas e colunas que desejar, para que a formatação de borda seja aplicada em sua planilha. Veja um exemplo:

bordas inseridas na planilha

Exemplo de formatação de bordas no Excel 2010.

Notem que para facilitar a visualização, alteramos o fundo da planilha para Branco, alterando o seu preenchimento.

11 – Vejam a imagem abaixo, onde repetimos o procedimento e escolhemos um estilo e cor diferente para desenhar as colunas da tabela.

formatando as bordas

Formatando as bordas das colunas.

12 – Caso você erre algum traçado, basta utilizar a borracha para excluir as bordas que estiverem incorretas. Para acessar a borracha, basta clicar nas opções de bordas. Veja a imagem abaixo.

selecionando a borracha

Selecionando a opção apagar borda.

13 – Ao selecionar a opção Apagar Borda, você será novamente direcionado a sua planilha, contudo, o cursor agora representa uma borracha. Para excluir uma determinada borda basta clicar em cima da linha.

bordas excluidas

Bordas excluídas da planilha.

Agora que apresentamos como desenhar e apagar bordas, você já poderá utilizar estas ferramentas para construir planilhas com um excelente aspecto visual, o que com certeza irá facilitar na hora de apresentar os seus dados.

Caso queira ver este e outros procedimentos em  videoaulas, acesse nossos cursos gratuitos de Excel, onde poderá aprender a trabalhar com esta e outras ferramentas do programa. Vale ressaltar também que em nossa página você poderá encontrar uma comunidade de Perguntas e Respostas, que é um espaço criado para que nossos usuários possam interagir entre si e e como nossos autores para tirar alguma dúvida que tenha ficado durante o seu aprendizado.

Até a próxima, pessoal!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

  1. Jose Gilvan em 23/09/2014:

    Porque às vezes as linhas de bordas não são impressas no meu computador, na empresa, mesmo estando desenhadas . No entanto, se abro o mesmo arquivo em outro computador as mesmas são impressas. Por que isso acontece?

    Responder
    • Officeguru em 24/09/2014:

      Olá José,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe Officeguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (2):