Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Linhas de tendências e equações de curvas no Excel 2010

Postado em: 04/09/2013 Comentários (2)

O Excel é um software desenvolvido para a criação de planilhas eletrônicas, podemos dizer que suas principais aplicações envolvem o uso de fórmulas e a construção de gráficos. A partir do uso de diferentes tipos de gráficos, um usuário poderá representar uma grande gama de funções e dados.

Neste artigo, mostraremos a vocês uma importante ferramenta do Excel que nos permite obter a equação de uma curva, que nos torna aptos a prever resultados a partir de uma série de dados.

Gráfico de Regressão no Excel 2010

Regressões

Para entendermos como obter a equação de uma curva no Excel precisamos, primeiramente, conhecer o termo correto desta ferramenta que é Regressão.

Uma regressão é uma ferramenta estatística que nos permite prever valores futuros de uma série de dados a partir de uma equação que correlaciona duas grandezas. Uma regressão pode ser dita linear, ou então não linear, que é o caso das regressões polinomiais, geométricas, exponenciais, etc.

Na imagem abaixo podemos visualizar uma regressão polinomial de grau 6, onde um usuário poderia, a partir da equação apresentada, prever resultados muito além daqueles que foram utilizados para obter os parâmetros de regressão.

Equação de uma curva no Excel 2010

Fator R²

O fator R² é um parâmetro extremamente importante quando se está lidando com dados estatísticos. Também chamado de Coeficiente de Determinação, o fator R² nos mostra, em porcentagem, o quanto que a sua regressão se aproxima do valor ideal.

Para melhor entendermos a importância deste coeficiente vamos notar a diferença entre usar uma regressão linear e uma regressão polinomial de grau 6, que já foi apresentada nas imagens acima.

Fator R² no Excel 2010 

Notem que ao utilizarmos uma regressão linear, apresentada em vermelho, obtivemos um valor de 0,03, algo em torno de 3%, enquanto que na regressão polinomial encontramos o valor 0,93 algo em torno de 93%, mostrando que a regressão polinomial de grau 6 é mais adequada para os dados apresentados que a regressão linear.

Inserindo uma linha de tendência no Excel 2010

O processo para obtenção, de uma linha de tendência no Excel 2010, é muito simples. Basta você, inicialmente, clicar com o botão direito do seu mouse no gráfico e selecionar a opção “Formatar Linha de Tendência”, conforme a figura abaixo.

Em seguida, escolha a regressão que mais se adeque aos dados apresentados em seu gráfico, note que durante a escolha do tipo de regressão, uma linha vai sendo traçado no seu gráfico, e a forma como ela se comporta em relação aos pontos lhe mostrará se a regressão escolhida é a mais apropriada. Veja a figura abaixo.

Formantando a Linha de Tendência

Vale ressaltar que você também poderá formatar a sua Linha de Tendência, deixando seu gráfico com uma aparência mais agradável e dando um ar mais profissional as suas planilhas.

Caso você tenha alguma dúvida sobre o processo, poderá assistir as aulas dos Módulos 3 e 4 do nosso curso gratuito de Excel 2010 Análise de Dados para Engenharia.

Até a próxima!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

  1. Jorge Lopes em 04/09/2013:

    Prezado Rafael, Parabéns pelo seu trabalho!

    Vi os seus vídeos sobre regressões linear, logarítmica, exponencial, e potência, e todos têm a fórmula no Excel utilizando a função INCLINAÇÃO e INTERCEPÇÃO, entretanto não tem para o caso de regressão polinomial, somente através da geração do gráfico. Gostaria de saber como fazer para obter a fórmula no Excel para calcular valores utilizando a função INCLINAÇÃO e INTERCEPÇÃO como também para o cálculo do r ao quadrado.

    Atenciosamente,

    Jorge Lopes

    Responder
    • Officeguru em 11/09/2013:

      Olá Jorge,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe Officeguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (2):