Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Média, Mediana e Moda: conheça estas ferramentas estatísticas

Postado em: 13/11/2013 Comentários (1)

Neste artigo, trazemos até vocês as definições de Média, Mediana e Moda. Além disso, ao final do texto apresentaremos um vídeo sobre como trabalhar dados estatísticos no Excel 2010, assim como a aplicação de cada uma destas ferramentas estatísticas.

Definição de Média, Mediana e Moda

  • Média Aritmética: também chamada simplesmente de Média, faz parte de um grupo de medidas chamadas Medidas de Tendência Central. Para calcularmos o valor da média de uma amostra precisamos primeiramente somar todos os valores e dividir pela quantidade de dados coletados. No Excel 2010, esta tarefa se torna extremamente simples a partir do uso da função “Média”.
como calcular a media de um time de futebol no excel 2010

Para calcularmos a média de altura de um time de futebol basta usar a função Média do Excel

  • Mediana assim como a Média, a Mediana faz parte do grupo chamado Medidas de Tendência Central e corresponde ao valor que se encontra exatamente no meio da amostra. Isso significa que se você possui 11 jogadores de futebol, e quiser encontrar a mediana, precisará encontrar qual dos jogadores possui uma altura que se encontra na posição 6 da tabela. Ao final deste artigo, apresentaremos em um vídeo explicativo uma dica para encontrar a Mediana corretamente no Excel utilizando a função “Med”.
  • Moda: Para entendermos a definição de Moda na estatística, basta fazermos uma analogia com o termo moda do nosso dia a dia. Dizemos que uma pessoa está na “moda” quando ela utiliza roupas e acessórios que a maioria da população usa. Analogamente, a Moda Estatística nos fornece o termo que mais se repete em uma amostra. Se analisarmos a imagem com o time de futebol poderemos notar que a Moda corresponde à altura 1,66 metro que é a mais comum no grupo de 11 jogadores apresentados.

Para melhor compreendermos estes conceitos e também aprendermos a trabalhar corretamente com dados estatísticos no Excel 2010 assistiremos ao vídeo logo abaixo, em que comento sobre estas três ferramentas citadas, utilizando o exemplo dos jogadores de futebol apresentados acima.

Esperamos que vocês tenham aprendido um pouco mais de estatística aqui no Officeguru. Este e utros temas também poderão ser visualizados em nosso Curso Gratuito de Excel 2010 Estatísticas e Amostragens para Engenharia.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

  1. Dorival Pinheiro Garcia em 21/02/2016:

    Ótimos vídeos, estou usando com minha turma de estatística!

    Obrigado.

    Responder

Comentários (1):