Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Minigráficos do Excel 2010: como usar esta ferramenta para a análise de dados

Postado em: 17/10/2013 Nenhum comentário

Quando o assunto é análise de dados, logo nos vem a cabeça a criação e a edição de gráficos, já que estes facilitam a análise de informações, assim como a divulgação dos mesmos. Afinal, é muito mais fácil e prático analisar uma grande quantidade de dados graficamente no Excel 2010, do que olhando um por um, o que acaba tornando o processo extremamente cansativo.

Neste artigo, falaremos sobre uma ferramenta, tratada em nosso curso de Excel 2010 Análise de Dados para Engenharia, chamada Minigráfico. Se bem utilizada, permite a análise de uma grande quantidade de dados com facilidade. E o principal de tudo, a ferramenta é muito simples de ser aplicada em qualquer planilha criada no Excel 2010.

aprenda a criar minigraficos em cursos gratuitos no excel

Aula 1.2 do curso de Excel 2010 Análise de dados para Engenharia – Minigráficos

O que são Minigráficos?

Os Minigráficos são ferramentas contidas na guia Inserir do Excel 2010, que nos permitem incluir três tipos de gráficos em uma única célula.

criando minigraficos na planilha de excel 2010

Basicamente, a diferença dos Minigráficos, para os gráficos, é que o segundo permite que você possa inserir informações mais completas, como rótulos de eixos e unidades. Contudo, utilizar Minigráficos torna a análise de dados muito mais simples, já que não se faz necessária a inserção destas informações. Porém, devido a isso, a pessoa que estiver analisando a planilha deverá possuir um conhecimento aprofundado das informações, já que ela terá que entender tudo o que está sendo mostrado sem informações adicionais.

dados utilizados para construir minigraficos na planilha de excel 2010

Planilha utilizada na aula 1.2 – Minigráficos

Na imagem apresentada acima, temos uma planilha contendo informações referentes ao número de peças criadas no primeiro semestre em fábricas localizadas em vários países. Notem que existe um campo próprio para inserir os Minigráficos referentes a cada país. A partir deles, a pessoa que estiver analisando a planilha poderá visualizar, graficamente, como foi a produção no primeiro semestre.

Procedimento para criação de Minigráficos no Excel 2010

Como foi citado no texto acima, a facilidade em criar os Minigráficos é o principal trunfo desta ferramenta. Uma coisa que a pessoa que estiver criando a planilha precisa ter em mente é que os gráficos serão inseridos em uma célula, ou seja, o tamanho é bastante reduzido. Uma das formas de resolver isso é mesclar várias células, tornando-as maior e com isso mais adequadas para receber os gráficos.

celulas mescladas na planilha de excel 2010

Mesclando células no Excel 2010 para melhor aproveitar a ferramenta Minigráfico

O próximo passo para inserir os gráficos é selecionar a célula onde eles serão inseridos, feito isso, basta escolher uma dentre as três opções fornecidas. No caso da aula 1.2 do nosso curso, foi escolhida a opção de Gráfico de Colunas.

Assim que esta escolha é feita, o Excel 210 apresentará uma caixa de diálogos muito simples, que apenas solicitará ao usuário a seleção dos dados que serão apresentados no Minigráfico, juntamente com o local onde ele será inserido na planilha. Veja na imagem abaixo esta caixa de diálogos.

caixa de dialogos de minigraficos na planilha de excel 2010

Após selecionar as informações necessárias, vocês poderão visualizar na aula 1.2 um resultado idêntico ao apresentado na imagem abaixo, já com os Minigráficos inseridos na planilha.

finalizando minigraficos inseridos na planilha de excel 2010

Minigráficos inseridos em uma planilha do Excel 2010

Agora que chegamos ao fim deste artigo, gostaria de ressaltar que apesar da simplicidade dos Minigráficos do Excel 2010, esta ferramenta é extremamente útil em tarefas de Análises de dados, já que ela permite que o usuário aplique formatações e destaque certas partes dos gráficos. Quem tiver interesse em aprender a fazer isso, faço o convite para assistir essa e outras aulas do nosso Curso Gratuito Excel 2010 Análise de Dados para Engenharia.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

Comentários (0):