Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Multiplicação de matrizes por escalares no Excel 2010

Postado em: 22/04/2014 Nenhum comentário

No Excel 2010 podemos utilizar várias funções para resolver alguns problemas que possam ser considerados um pouco complicados de serem feitos manualmente. Neste artigo trataremos de um assunto extremamente interessante que é a multiplicação de matrizes por escalares utilizando o Excel.

Leia também: Soma entre matrizes no Excel 2013

Multiplicação de matrizes por um escalar:

Essa é uma tarefa simples, já que basta multiplicar todos os termos da matriz pelo mesmo número. Para construirmos uma planilha no Excel que possa ser usada para este fim, basta escolher a quantidade de linhas e colunas que a mesma terá. No caso abaixo apresentamos uma matriz 3×2, ou seja, esta matriz que tem três linhas e duas colunas.

matrizes no excel

Matriz utilizada no exemplo

Agora que já temos a matriz, precisamos escolher uma célula onde será inserido o valor da constante. A vantagem de trabalhar com uma célula que represente o escalar é que qualquer alteração feita nesta célula afetará a multiplicação, já que ela estará diretamente relacionada à multiplicação da matriz pelo escalar. Veja na imagem abaixo como ficará esta nova planilha.

local do escalar na planilha

Inserindo o local para o escalar na planilha.

Notem que na imagem acima, o campo onde será apresentado o resultado da multiplicação da matriz A pelo escalar ainda não nos fornece o resultado da multiplicação. Para isso vamos inserir a fórmula que nos apresentará o resultado. Veja na imagem abaixo como ficará a fórmula para encontrar o termo A11 da matriz.

multiplicando matrizes por escalar

Fórmula utilizada para encontrar o termo a11 da matriz A.

A partir da imagem acima podemos fazer uma importante observação. Notem que na fórmula apresentada na planilha Resultado,o termos em azul corresponde ao primeiro termo da matriz A, que neste caso vale 2. No entanto, o termo em verde, que corresponde ao escalar se encontra com dois cifrões ($) em torno da letra D que representa a coluna. Isso se deve ao fato de que este valor será fixo para todos os termos da matriz e devido a isso o chamamos de valor absoluto. Para aplicar o mesmo escalar na multiplicação de todos os termos da matriz basta utilizar o Autopreenchimento. Sendo assim, na imagem abaixo apresentamos o resultado final da multiplicação.

multiplicando matrizes por escalares

Resultado final da multiplicação da matriz por um escalar.

O interessante em utilizar fórmulas e valores absolutos no Excel é que podemos manipular a planilha de acordo com nossas necessidades. Veja abaixo como ficaria a mesma planilha com os valores da matriz e do escalar alterados.

nova matriz

Matriz com valores alterados.

Vale ressaltar também, que outras matrizes também podem ser criadas no Excel, já que este programa coloca à nossa disposição um número praticamente infinito de células para que sejam preenchidas. Sendo assim, você poderá criar diversas planilhas contendo matrizes e multiplicá-las por escalares. Este e outros assuntos envolvendo matrizes poderão ser encontrados em nosso Curso gratuito de Excel 2010 Funções e Gráficos pra Engenharia. Então, não deixe de conferir! Até a próxima!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

Comentários (0):