Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Perfil do Valor Presente Líquido: analisando investimentos no Excel 2010

Postado em: 15/01/2014 Comentários (2)

O Valor Presente Líquido é uma excelente ferramenta para avaliar e tomar decisões referentes a um determinado investimento. Neste artigo, falaremos sobre o Perfil do Valor Presente Líquido, que nos permite analisar até que ponto um investimento valerá a pena.

Em nossos cursos gratuitos de Excel, voltados para Matemática Financeira, apresentamos uma excelente gama de ferramentas que auxiliam os usuários envolvidos nesta área a tomar decisões de forma rápida e simples. Dentre as várias ferramentas apresentadas nestes cursos, podemos destacar o quinto módulo do curso de Excel 2010 Introdução a Modelagem Financeira, onde são apresentadas algumas maneiras de avaliar um investimento.

Dentro das possibilidades de avaliar se um investimento dará retorno ou não, a análise através do Valor Presente Líquido é aquela que mais traz segurança ao analista, já que este valor é encontrado com base no investimento inicial, a taxa de juros e o fluxo de caixa esperado nos anos após o investimento. Além disso, ela nos permite obter outras formas de avaliar o investimento, como, por exemplo, calculando a Taxa Interna de Retorno a partir do VPL.

Como vimos, durante o curso, e também no artigo Análise de investimentos a partir da Taxa Interna de Retorno no Excel 2010, concluímos que a TIR nos fornece a maior taxa requerida para que um investimento seja aceito. Analisando de outra forma, esta taxa nos informará até que ponto o investimento será vantajoso ou não.

A vantagem de analisar o Perfil do Valor Presente Líquido de um investimento é que a partir do gráfico gerado seremos capazes de visualizar até que ponto o investimento será benéfico, com base em seu fluxo de caixa, taxa de juros e valor inicial de investimento.

Abaixo, veremos o procedimento para construção de uma planilha que nos forneça este gráfico.

Construindo o Modelo no Excel 2010

Para elaborar a planilha que forneça as informações que serão necessárias para a construção do Gráfico, precisamos inicialmente obter o Valor Presente Líquido do Investimento. Para isso, criaremos uma planilha contendo as informações que foram utilizadas nos artigos sobre Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno. Mais informações sobre a formulação matemática e a construção da planilha poderão ser encontradas nos artigos citados acima.

Abaixo, apresentamos a planilha que será utilizada para a construção do gráfico. Notem que ela é idêntica à utilizada para encontrar o Valor Presente Líquido.

valor presente liquido

Planilha utilizada no cálculo do VPL.

Nesta planilha apresentada acima, o Valor Presente Líquido foi obtido a partir de uma taxa de 10 %, o que faremos agora é construir uma nova planilha onde encontraremos outros valores do VPL a partir do mesmo fluxo de caixa, porém, utilizando outros valores de taxa de juros. Veja como ficaria essa nova planilha.

grafico do valor presente liquido

Planilha utilizada para encontrar o perfil do Valor Presente Líquido.

A partir da planilha acima podemos notar que algum valor entre as taxas 30% e 35% faz com que ocorra uma inversão no sinal do VPL, tornando assim o investimento não vantajoso, ou seja, a Taxa Interna de Retorno se encontra entre 30 e 35%. Para traçarmos o gráfico do Perfil do Valor Presente Líquido utilizamos um Gráfico de Dispersão, que é a melhor opção para representar duas grandezas relacionadas no Excel 2010. Veja abaixo como ficou o gráfico plotado com as informações acima.

grafico do valor presente liquido

Perfil do Valor Presente Líquido

A partir da análise do Perfil do Valor Presente Líquido podemos chegar à conclusão de que investimentos onde a taxa seja menor que 30%, com este mesmo fluxo de caixa, ainda serão vantajosos. Valores acima já retornarão VPL’s negativos, e com isso, o  investimento não será mais vantajoso. Infelizmente, o Excel não nos fornece uma forma de obter o ponto de interseção do gráfico com o eixo, contudo, no artigo sobre a obtenção da Taxa Interna de Retorno é ensinado como obter essa informação a partir de métodos matemáticos.

Mais informações sobre como construir este gráfico poderão ser encontrados na aula sobre o Perfil do Valor Presente Líquido do curso gratuito de Excel 2010 Introdução à Modelagem Financeira.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

  1. tessinari em 24/06/2014:

    como calcular vpl e tir se houve investimento durante 3 anos consecutivos?
    Ex.: ano investimento R$ fluxo caixa R$
    0 60,000.00 -30,000.00
    1 120,000.00 -150,000.00
    3 150,000.00 -30,000.00
    4 – 225,000.00
    5 – 250,000.00 daqui para frente os fluxo caixa são positivos. como calcular VPL E TIR???

    Responder
    • Officeguru em 01/07/2014:

      Olá Tessinari,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe Officeguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (2):