Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Planos de financiamento no Excel: conheça o Sistema de Amortização Constante (SAC)

Postado em: 07/03/2014 Comentários (4)

Dando continuidade aos artigos referentes a criação de planilhas para planos de financiamento no Excel 2010, apresentaremos neste artigo o Plano de Financiamento em Sistema de Amortização Constante, onde o valor amortizado a cada mês é sempre igual.

Além disso, iremos comparar este modelo de Plano de Financiamento, com o modelo onde as prestações são constantes e a amortização variam em cada mês, buscando entender qual dos dois planos de financiamento são mais indicados.

Abaixo segue a imagem da planilha final, obtida a partir do Sistema de Prestação Constante.

calculando os juros do financiamento.

Plano de Financiamento em Sistema de Prestação Constante

O Sistema de Amortização Constante:

No Sistema de Amortização Constante todas as amortização são iguais durante todo o financiamento, fazendo com que este tipo de financiamento se torne mais atrativo. O motivo é simples: pelo fato de o valor referente a soma dos juros mensais ser menor, ao final do financiamento, que o Sistema de Prestação Constante.

Além disso, para a criação do modelo no Excel 2010, o SAC é muito mais simples de ser construído, já que o usuário define o valor fixo de amortização, e obtém os juros mensais a partir do valor do investimento inicial subtraído do valor de cada amortização.

Se quiser mais informações sobre os planos de financiamento é só acessar o artigo publicado aqui no Officeguru sobre Planos de Financiamento no Excel 2010.

Como construir a planilha:

Para a construção do modelo de plano de financiamento em sistema de amortização constante utilizaremos a mesma planilha usada para a criação do modelo de plano de financiamento em sistema de prestação constante, contudo, logo de início notaremos uma diferença em relação ao modelo de prestação constante, já que definiremos o valor da amortização para R$ 3.200,00. Veja na imagem abaixo como ficará a nova planilha.

financiamento em amortizacao constante

Valor constante da amortização do financiamento.

Notem na imagem acima que com a definição de um valor fixo de amortização do valor financiado restante após cada prestação, foi encontrado de forma extremamente simples, e a partir dele podemos encontrar o valor do juro de cada prestação, multiplicando o saldo devedor com a taxa de juros.

Veja na imagem abaixo como ficaria a planilha após calcularmos a taxa de juros e somá-la ao valor da amortização para encontrarmos o valor de cada prestação.

juro sac

Valor das prestações de um financiamento em sistema de amortização constante.

Na imagem acima, formatamos a fonte das células referentes ao juro e valor da prestação, apenas com o intuito de destacar os valores que foram encontrados. Notem que assim como no Sistema de Prestação Constante, o Sistema de Amortização Constante apresenta valores de juros menores no final do financiamento. Isso se deve ao fato de o saldo devedor ser reduzido a cada mês.

Como via de comparação, somamos os valores das prestações obtidos em Sistema de Prestação Constante com os obtidos neste artigo. Veja logo abaixo que o Sistema de Amortização Constante realmente é mais atrativo que o Sistema de Prestação Constante, já que o montante pago ao final é inferior.

comparacao entre financiamentos

Comparação entre financiamentos SPC com SAC.

Acima, é possível notar que existe uma diferença de cerca de R$ 100,00 de um financiamento para o outro, demonstrando que realmente o financiamento em Sistema de Amortização Constante é mais vantajoso do que o Sistema de Prestação Constante.

Com isso, finalizamos mais este artigo sobre Sistemas de Financiamentos no Excel, lembrando que na loja Cursos Guru temos o Curso Excel 2010 Matemática Financeira Básica, que trata, dentre outros assuntos, dos planos de financiamento no Excel 2010.

Até a próxima!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

  1. hebert feliciano soares em 20/09/2014:

    bom dia gostaria de saber porque aparece#valor no meu execell como o que faco pra acha o valor correto abc

    Responder
    • Officeguru em 24/09/2014:

      Olá Hebert,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe Officeguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  2. Paulo Afonso em 16/03/2014:

    Por favor, adquiri o curso excel e Word e não consigo identificar onde tem os exercícios de fixação.

    Responder
    • Officeguru em 17/03/2014:

      Olá Paulo,

      Atualmente não disponibilizamos de exercícios, somente os arquivos que são utilizados no curso que é liberado.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (4):