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Saiba como usar a função PROCV no Excel 2010

Postado em: 10/10/2013 Comentários (7)

O Excel 2010 possui uma gama muito vasta de ferramentas e funções, que ao serem bem aplicadas em planilhas, possibilitam ao usuário realizar praticamente qualquer tipo de análise nas mais diversas profissões. Neste artigo, falaremos sobre uma das funções mais utilizadas do Excel 2010: a função PROCV.

Logomarca do Excel 2010

A função PROCV do Excel 2010

A função PROCV faz parte de um conjunto de funções do Excel chamado Pesquisa e Referência. Este grupo de funções permite ao usuário realizar pesquisas em uma planilha, e até mesmo construir novas fórmulas e funções, obtendo diversos tipos de resultados com base em informações contidas em uma mesma planilha. Dentre estas, podemos destacar as funções PROCV, PROCH, Índice e CORRESP.

Cada uma das funções citadas possui uma sintaxe própria e um tipo de resultado que as diferencia. No caso da função PROCV, o que a diferencia das demais é que você poderá pesquisar valores com base em uma coluna e retornar resultados contidos em linhas que estejam relacionadas à coluna selecionada. Por isso o V no final do nome da função, que significa “vertical”.

Em relação a sua sintaxe, podemos dizer que esta função possui um nível intermediário, já que o usuário precisa entender corretamente seus campos e saber como e quando aplicá-la em uma planilha. Abaixo detalharemos um pouco melhor a sintaxe da função PROCV.

Sintaxe da função PROCV no Excel 2010

Os argumentos que compõem a sintaxe da função PROCV são: Valor Procurado, Matriz Tabela, Número do índice da coluna e Procurar Intervalo, sendo os três primeiros obrigatórios durante o uso da função.

Para entenderemos melhor os argumentos desta função, vamos imaginar uma empresa que possui um quadro de pessoal criado no Excel 2010 e que neste quadro você possa encontrar as informações sobre o salário, cargo e local de trabalho de um funcionário. Vamos imaginar também, que para melhor gerenciar a planilha, a gerente da empresa tenha criado alguns campos utilizando a função PROCV, para que ao inserir o nome de um funcionário, a sua planilha a informe automaticamente o seu cargo, local de trabalho e salário. Veja abaixo como seria uma planilha assim.

Utilizando a função PROCV no Excel 2010

Planilha onde será inserida a função PROCV

Valor Procurado

O argumento Valor Procurado se refere ao valor que servirá de base para a pesquisa realizada com a função PROCV. No exemplo dado acima, o valor procurado se encontra na primeira lista criada a partir da Validação de Dados.

Matriz Tabela

O argumento Matriz Tabela se refere à tabela que contenha todas as informações que serão utilizadas para a pesquisa. No exemplo dado, utilizaremos como Matriz Tabela a tabela contendo todas as informações referentes ao quadro de pessoal.

Número do Índice da Coluna

Este argumento é extremamente importante para a função PROCV, já que ele informará em qual coluna da Matriz Tabela se encontra a informação desejada. Vale ressaltar que o índice de coluna é um número do tipo 1, 2, 3, que cresce da esquerda para a direita.

Abaixo, podemos ver na imagem os índices da tabela apresentada no exemplo.

Planilha onde será inserida a função PROCV

Onde inserir a função PROCV

Procurar Intervalo

Este argumento não é obrigatório durante o uso da função PROCV. Basicamente o usuário poderá escolher duas opções neste argumento: “verdadeiro” ou “falso”. Neste caso, o usuário deverá escolher se pretende obter valores exatos, ao escolher a opção “verdadeiro”, ou omiti-la, ou então valores aproximados, caso escolha a opção “falso”.

Utilizando a função PROCV para construir a planilha do exemplo

Agora vamos colocar em prática o que aprendemos neste artigo!

Para obtermos o salário de um funcionário basta utilizarmos o nome dele como referência na função PROCV, para isso teremos de construir a função com a seguinte sintaxe:

=procv(H3;A3:D14;4)

Onde:

  • H3 é o endereço da célula contendo o nome do funcionário.
  • A3:D14 é o intervalo contendo a tabela com as informações.
  • 4 é o índice da coluna, conforme figura apresentada acima.

Para pesquisarmos o cargo e o local de trabalho dos funcionários basta copiar a fórmula acima nos locais corretos e alterar o índice da coluna de acordo com a tabela.

Com isso, encerramos este artigo sobre esta importante ferramenta do Excel 2010, lembrando também, que em nossos Cursos Gratuitos de Excel. Contamos com esta e outras funções e ferramentas que serão extremamente úteis em seus próximos trabalhos.

Até a próxima, pessoal!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

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  1. Emerson em 09/03/2015:

    Não to conseguindo que o comando PROCV faça corretamente o que desejo:

    Exemplo:
    Código Cargo Local Salário
    AB Cargo 1 Loja 1 R$ 100,00
    BA Cargo 2 Loja 2 R$ 200,00
    AC Cargo 3 Loja 3 R$ 300,00
    CA Cargo 4 Loja 4 R$ 400,00
    AD Cargo 5 Loja 5 R$ 500,00
    DA Cargo 6 Loja 6 R$ 600,00

    Tem códigos que não traz a informação correta.

    Responder
    • Officeguru em 12/03/2015:

      Olá Emerson,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe Officeguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  2. Priscilla em 11/11/2014:

    Fiz um curso de Excel em uma escola bem conhecida aqui em SP e não entendi nada de PROCV, PROCH. Vc ensinou melhor que o professor de lá. Agora entendi. Obrigada.

    Responder
  3. Douglas Cruz em 03/07/2014:

    Primeiro, parabéns pelo artigo. Fácil, de compreender e praticar. Estava com 2.613 itens para verificar, em uma tabela que é feita mensalmente. Com ela pude eliminar cerca de 800.
    Enfim, fica o agradecimento. Muito obrigado!

    Responder
    • Officeguru em 07/07/2014:

      Olá Douglas,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe Officeguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  4. maheus em 12/02/2014:

    obrigado por me fala

    Responder
  5. Nelsemar das Neves. em 02/02/2014:

    Rápido e direto ao assunto. Entendi de primeira. Gostei. Muitíssimo Obrigado.

    Responder

Comentários (7):