Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

SmartArt: aprimore suas apresentações no Power Point 2010 com este recurso

Postado em: 05/02/2014 Nenhum comentário

Os SmartArts são objetos gráficos que permitem aos usuários apresentar informações de forma extremamente simples. Apesar de compor os softwares do pacote Office desde a versão 2007 ainda são pouco utilizados em apresentações criadas no Power Point.

Neste artigo, apresentaremos algumas formas de utilizar os SmartArts em apresentações criadas no Power Point .

SmartArts usados no Power Point 2010:

Os SmartArts são objetos gráficos que foram inseridos no pacote Office em sua versão 2007. Apesar de seu constante uso no Power Point, este objeto pode ser utilizado também em planilhas do Excel e documentos criados no Word, sempre com o intuito de facilitar o entendimento do documento a partir de objetos gráficos simples.

Para encontrar os SmartArts, basta clicar na guia Inserir do Power Point  e clicar na opção SmartArt. Veja na imagem abaixo o ícone:

smartarts do power point

Quando clicamos na opção SmartArt nos é apresentada uma caixa de diálogos que permite escolher diversos tipos de elementos gráficos, que podem ser utilizados para representar listas, processos, ciclos, hierarquias, entre outras opções, bastando ao usuário saber qual objeto ele pretende utilizar para melhorar a apresentação de suas informações.

Vejam na imagem abaixo a Caixa de Diálogos “Escolher Elementos Gráficos do SmartArt”, que contém todas as formas de uso deste objeto.

smartarts disponiveis no power point

Tipos de SmartArts disponíveis.

O que torna os SmartArts objetos extremamente interessantes é a capacidade que eles possuem de se adaptar aos slides, já que seu tamanho é automaticamente ajustado de acordo com o tamanho do texto inserido e também do tamanho do slide. Na imagem abaixo, apresentamos um Elemento Gráfico que pode ser utilizado para representar processos, onde é visível a facilidade que o objeto traz ao entendimento da ordem das etapas de um processo.

exemplo de smart Art de processo

Exemplos de SmartArt.

Notem que chamamos atenção para dois pontos na imagem acima. Veja abaixo o significado de cada um deles de forma mais detalhada:

  1. O número 1 está destacando o SmartArt como um todo. Notem que neste caso fica fácil de entender que existe uma ordem entre cada caixa que possui um texto graças a existência de uma seta no fundo. Isso comprova a eficácia do SmartArt para facilitar o entendimento de um slide.
  2. O número 2 está destacando a caixa “Digite seu texto aqui”; é este campo que utilizamos para inserir os textos que serão apresentados no SmartArt. Na imagem abaixo inserimos os textos Etapa 1, Etapa 2 e Etapa 3. Veja como ficará o slide.
smartart final power point

SmartArt finalizado.

Com a imagem acima podemos notar que a utilização de SmartArts melhoram uma apresentação de Power Point criando objetos gráficos que facilitam o entendimento de processos, ciclos, etapas entre outras opções.

Abaixo, apresentamos um vídeo, em que é possível visualizar o processo de criação e formatação de um SmartArt.

Em nosso portal Officeguru, vocês poderão encontrar várias videoaulas em cursos gratuitos de Power Point. Não deixe de visitar e começar agora mesmo a aumentar seus conhecimentos em Power Point.

Também gostaríamos de lembrar que possuímos um fórum de Perguntas e Respostas, onde vocês poderão interagir com outros usuários e até mesmo com os autores do Officeguru para tirar suas dúvidas, então, não deixe de visitar nosso fórum caso não entenda muito bem algum assunto tratado em nossa página.

Até a próxima!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Comentários (0):