Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Tabelas Dinâmicas: a importância para análise de dados no Excel 2010

Postado em: 07/11/2013 Nenhum comentário

Analisar uma grande quantidade de dados, mesmo no Excel 2010, pode se tornar uma tarefa extremamente cansativa caso o usuário não conheça as ferramentas corretas para organizar os dados apresentados na planilha. Neste artigo, falaremos sobre o uso de Tabelas Dinâmicas para auxiliar a análise em planilhas com grandes quantidades de dados.

tabela e grafico dinamico no excel 2010

Má organização é inimiga da análise de dados com qualidade.

Como funcionam as Tabelas Dinâmicas:

As Tabelas dinâmicas são extremamente úteis quando o assunto é analisar uma grande quantidade de dados de forma simples e rápida, sendo indicadas, principalmente, quando o usuário precisa analisar uma planilha de várias formas diferentes. Isso se deve ao fato de uma Tabela Dinâmica oferecer um ambiente onde podemos analisar, explorar e apresentar dados com facilidade.

Apesar de parecer complexa, a Tabela Dinâmica só precisa de uma boa estrutura de dados organizados em Colunas, que possuam títulos bem definidos e que, de preferência, não existam linhas em branco ao longo da planilha, pois isso poderá ocasionar erros durante a criação e análise.

Além das vantagens citadas acima, o uso desta ferramenta permite ao usuário trabalhar com fontes de dados externas, possibilitando a utilização de outras fontes de informações que não sejam exclusivas do Excel, como as fontes de dados provenientes do Microsoft Access, Microsoft Server e dados OLAP.

Na imagem abaixo, podemos visualizar uma tabela com uma grande quantidade de informações, onde o usuário pretende analisar a quantidade de peças vendidas mensalmente ao longo dos anos na empresa que acabara de assumir. Podemos ver também que a tabela, apesar de grande, possui uma organização inicial onde as colunas representam os meses e as linhas os anos.

tabela dinamica no excel 2010

Tabela que será transformada em Tabela Dinâmica.

A partir da transformação da tabela em Tabela Dinâmica podemos melhor analisar os dados apresentados, já que somos capazes de separá-los de várias formas diferentes. Abaixo, mostramos a mesma planilha apresentada na imagem acima, porém transformada em Tabela Dinâmica.

campos da tabela dinamica

Campos de uma tabela dinâmica no Excel 2010.

Tão importante quanto saber construir uma Tabela Dinâmica é entender o seu funcionamento. No caso acima, podemos visualizar que a opção “Fábrica” foi inserida como filtro da tabela, e a partir disso, podemos analisar cada Fábrica separadamente, o que reduzirá drasticamente a quantidade de informações apresentada na tela. Além disso, podemos escolher qual ano será analisado alterando as opções de Rótulos de Linhas. Então, se o usuário quiser analisar como foi o desempenho da Fábrica 1 no ano de 1992. encontrará uma tabela idêntica a da imagem abaixo.

alterando as opcoes da tabela dinamica no excel 2010

Interagindo com a Tabela Dinâmica no Excel 2010.

Independente do tamanho da planilha, vimos neste artigo que a utilização de Tabelas Dinâmicas facilita a análise de dados. Como esta ferramenta é de extrema importância para quase todos os usuários, não poderia deixar de fazer parte das ferramentas abordadas em nossos cursos gratuitos, como por exemplo o Curso de Excel 2010 Análise de Dados para a Engenharia. Não deixe de conferir!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

Comentários (0):