Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Tutorial: como criar um Gráfico Dinâmico no Excel

Postado em: 11/11/2013 Comentários (3)

Tabelas e gráficos dinâmicos são ferramentas extremamente úteis durante a avaliação de informações provenientes de planilhas no Excel 2010. A partir deles, podemos melhor organizar os dados e obter as informações desejadas rapidamente. Neste texto, trazemos um pequeno tutorial que ensina a criar Gráficos Dinâmicos no Excel 2010.

O que são Gráficos Dinâmicos?

É uma ferramenta do Excel que auxilia o usuário a visualizar de forma mais ampla as informações contidas em uma planilha. Apesar de existir um certo vínculo entre o Gráfico e a Tabela Dinâmica, para a visualização dos dados em forma de Gráfico Dinâmico não se faz necessária a criação da Tabela Dinâmica anteriormente. Além disso, um Gráfico Dinâmico nos apresenta os dados da mesma forma que um gráfico comum, no entanto, podemos alterar as informações apresentadas na área do gráfico a partir de opções de controles, também chamadas de Filtros. Isto nos permite visualizar somente os dados necessários para a análise de uma planilha, diminuindo a quantidade de informações e facilitando o trabalho como um todo. Agora que já sabemos o que é um Gráfico Dinâmico e quando deveremos utilizá-lo, vamos seguir o passo a passo apresentado abaixo para aprender a criar um Gráfico Dinâmico no Excel 2010.

Tutorial: como criar um Gráfico Dinâmico.

A primeira coisa que precisamos ter, é uma tabela que possua uma grande quantidade de informações e justifique a criação do Gráfico Dinâmico. Sendo assim, utilizaremos uma planilha que já trabalhamos em outro artigo, onde foi apresentada a importância do uso de Tabelas Dinâmicas.

criando graficos dinamicos no excel

Tabela que será utilizada para a criação do Gráfico Dinâmico.

Agora que já temos a planilha, vamos conhecer o passo a passo para a criação do Gráfico Dinâmico no Excel 2010:

  • Primeiramente acesse a Guia Inserir (Passo 1) e, em seguida, clique no menu Tabela Dinâmica e selecione a opção Gráfico Dinâmico (Passo 2).
acessando a opcao de grafico dinamico

Acessando a opção Gráfico Dinâmico na guia Inserir do Excel 2010.

  • Ao selecionarmos a opção Gráfico Dinâmico, a seguinte caixa de diálogos do Excel 2010 será apresentada.
criando tabelas e graficos dinamicos

Caixa de Diálogos para criação de Tabelas Dinâmicos.

Para proporcionar um melhor entendimento sobre esta Caixa de Diálogos, explicaremos estes 3 passos listados acima.

Passo 1: No primeiro passo, você deverá selecionar todas as células que contenham os dados que serão apresentados no Gráfico Dinâmico. Normalmente, esta seleção é realizada automaticamente pelo Excel, no entanto, se isso não ocorrer basta clicar no botão branco com a seta vermelha no final e selecionar as células.

Passo 2: Este passo não é obrigatório quando o usuário não deseja utilizar uma fonte de dados externas como, por exemplo, banco de dados do Microsoft Access. Caso dados externos sejam necessários, basta marcar a opção “Usar uma fonte de dados externa”, clicar em Escolher Conexão e navegar até o local onde se encontra armazenada sua fonte de dados externa.

Passo 3: Para finalizar, escolha onde será inserido o Gráfico Dinâmico no passo 3, a partir de duas opções disponíveis: “Nova Planilha” ou “Planilha Existente”. Como o Excel nos fornece pelo menos 3 planilhas, basta escolher uma delas como Local.

  • Clique em Ok. Veja abaixo como ficará a Caixa de Diálogos “Criar Tabela Dinâmica”.
selecionando os dados do grafico dinamico.

Caixa de Diálogos após a escolha das informações que serão apresentadas no Gráfico Dinâmico.

  • Após clicar em Ok, a planilha selecionada será apresentada e algumas informações serão solicitadas para a criação do Gráfico Dinâmico. Na imagem abaixo, podemos visualizar os locais onde serão apresentadas as informações da Tabela Dinâmica (1), do Gráfico Dinâmico (2) e dos Campos do Gráfico Dinâmico (3), sendo este último o local onde escolheremos as informações que serão apresentados no Gráfico.
campos do grafico dinamico no excel 2010

Campos do Gráfico Dinâmico no Excel 2010.

  • Como o item 3 da imagem, Campos do Gráfico Dinâmico, é de extrema importância para a criação do Gráfico, vamos detalhar melhor cada uma das opções de forma que ao terminar a explicação o nosso gráfico já esteja quase pronto.
campos de um grafico dinamico

Detalhamento dos Campos de um Gráfico Dinâmico.

  • Na imagem acima, destacamos as opções disponíveis para a criação de um Gráfico Dinâmico de acordo com as informações contidas na planilha selecionada. A opção (1) se refere aos campos que poderão ser inseridos em uma das 4 opções: Filtro de Relatório (2), Campos de Legenda (3), Campos de Eixo (4) e Valores (5). Basicamente, o que temos que fazer é selecionar qual dos campos queremos como filtro, legenda, eixo e valor. E, e para fazer isso, basta marcar o campo e movê-lo para a opção correta. Sendo assim, marque o campo “Fábrica” e mova para a opção Filtro do Relatório. Faça a mesma coisa com a opção Ano/Mês. O resultado deverá ser idêntico ao da imagem abaixo.
filtros de um grafico dinamico

Escolhendo os filtros do Gráfico Dinâmico

  • A escolha de filtros adequados nos proporciona uma excelente ferramenta para a análise de dados a partir do Gráfico Dinâmico, já que a partir dele podemos selecionar quais informações serão apresentadas. Neste caso, poderemos visualizar as informações de cada fábrica em cada ano.
  • Em seguida, marque todos os meses na ordem correta. Veja que enquanto marca cada mês, o gráfico vai sendo criado com as informações da planilha.
valores mensaisno grafico dinamico

Inserindo os valores mensais no Gráfico Dinâmico.

  • Agora que já selecionamos todas as informações do Gráfico Dinâmico, podemos fechar a Lista de Campos da Tabela Dinâmica e navegar a partir dos filtros “Fábrica” e “Ano/Mês”. Veja nas imagens abaixo alguns Gráficos Dinâmicos obtidos a partir do uso destes filtros.
grafico dinamico no excel 2010

Gráfico Dinâmico das vendas da Fábrica 1 em 1989.

  • Acima, o Gráfico Dinâmico obtido pelo uso de filtros Fábrica 1 e ano 1989 e, abaixo, Fábrica 3 e ano 1994.
grafico dinamico no excel 2010

Gráfico Dinâmico das vendas da Fábrica 3 em 1994

Com isso finalizamos este tutorial sobre Gráficos Dinâmicos e esperamos que vocês tenham aprendido um pouco mais sobre o uso do Excel para análise de dados. Caso queira visualizar em videoaulas o processo de construção de um Gráfico Dinâmico no Excel 2010, basta acessar um de nossos cursos gratuitos como, por exemplo, o Curso de Excel 2010 Análise de Dados para a Engenharia.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

  1. Jackeline em 29/06/2015:

    Muito obrigada, Rafael!! Você me ajudou muito!

    Responder
  2. flavio em 05/05/2014:

    esta praogarama e muito bom

    Responder
  3. josé bezerra de carvalho em 04/03/2014:

    gostei muito das explicações,dúvidas que eu tinha em relação o Excel,

    Responder

Comentários (3):