Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Valor Presente Líquido: como avaliar investimentos a partir do Excel 2010

Postado em: 19/12/2013 Nenhum comentário

Analisar um investimento é uma importante tarefa que deve ser feita quando se deseja investir em uma empresa, ou então, na criação de um novo produto. Afinal, antes de aplicar certa quantia de dinheiro em um negócio, é necessário saber se ao longo do tempo, o fluxo de caixa gerado irá recuperar e gerar lucro extra ao final do investimento.

Outra forma de analisar um investimento é saber se o retorno financeiro, apesar de não ser suficiente para gerar grandes lucros, agrega algo a mais a empresa, como fluxo de capitais,  recolocação da empresa no mercado, entre outras opções.

Devido a esta importância, apresentaremos neste artigo, uma forma de analisar investimentos no Excel 2010 utilizando a função financeira “VPL”, Valor Presente Líquido, juntamente com a função lógica “Se”.

avaliação de investimentos

Análise a partir do Valor Presente Líquido

Uma das vantagens do Método de Análise de Investimentos a partir do uso do Valor Presente Líquido é que pode se ser aplicado em praticamente todas as situações envolvendo investimentos.

Basicamente, o que será realizado é uma análise do fluxo de caixa gerado a partir de um investimento, e compará-lo ao valor investido. Caso o capital investido gere algum retorno financeiro, em valores, o investimento será considerado positivo, caso contrário não terá valido a pena.

O modelo matemático do Valor Presente Líquido pode ser considerado complicado por alguns, já que envolve algumas formulações matemáticas que demandam certo trabalho para ser calculado. Abaixo, apresentamos a formulação que calcula o VPL.

vpl no excel 2010

Formulação Matemática do VPL.

Onde:

  • I = Investimento inicial
  • Ft = Fluxo de caixa, onde t representa os anos durante o investimento.
  • k = taxa de juros do investimento.

Agora que já conhecemos a formulação matemática do VPL, precisamos conhecer o método de análise de investimentos utilizando esta ferramenta. Para isso, somente precisamos descobrir se o VPL é maior ou menor que zero, ou seja:

  • Se VPL > 0, o investimento gerou valores ao investidor e devido a isso é considerado positivo.
  • Se VPL ≤ 0, o investimento não gerou valores ao investidor e devido a isso é considerado negativo.

Construindo a planilha no Excel 2010

Como dito no início do artigo, o Excel 2010 possui uma função financeira, chamada VPL, que calcula o Valor Presente Líquido de um investimento, e como vimos que a formulação matemática para a realização deste cálculo, manualmente é um pouco complicada, podemos construir uma planilha que resolva este problema. Abaixo, apresentamos uma imagem contendo a planilha que será utilizada para analisar o investimento.

planilha para avaliar investimentos

Modelo criado no Excel 2010 para analisar investimentos a partir do VPL.

Notem que nesta imagem já estão inseridos os valores necessários para análise do investimento por VPL, sendo eles o investimento inicial, o fluxo de caixa durante o investimento e a taxa de juros. Vale ressaltar que o Excel só entenderá o investimento  inicial como sendo de saída do fluxo de caixa devido a presença do sinal negativo.

Sintaxe da Função VPL:

Abaixo apresentamos a sintaxe da função VPL, que será inserida na célula B15 da planilha apresentada acima.

=VPL (taxa de juros, valores do fluxo de caixa) + Investimento

Lembrando que os valores do fluxo de caixa poderão ser selecionados individualmente, ou então na forma de intervalos. Vale ressaltar também que a função VPL do Excel 2010 calcula a segunda parte da equação do VPL apresentada neste artigo, cabendo ao usuário somar este valor ao investimento inicial para saber qual foi, exatamente, o valor gerado pelo investimento.

Veja abaixo o resultado final da fórmula inserida na célula B15.

valor presente liquido

Valor Presente Líquido do Investimento.

Para finalizar, basta utilizar a função Se na célula E3 para analisarmos o investimento com base no VPL. Neste caso, realizamos a seguinte análise:

Se VPL>0

Verdadeiro : Investimento vantajoso

Falso: Investimento não vantajoso

Resultado final da avaliação do investimento utilizando o VPL.

Resultado final da avaliação do investimento utilizando o VPL.

Chegando ao resultado final, apresentando que este investimento é vantajoso.

Com isso, podemos concluir que a análise de investimentos a partir do Valor Presente Líquido pode ser realizada de forma extremamente simples no Excel 2010, graças a existência da função financeira VPL.

Este e outros assuntos referentes a análise de investimento são tratados em nossos cursos gratuitos de Excel. Então, não deixe de conferir nossa página de cursos gratuitos de Office.

Até a próxima pessoal!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

Comentários (0):