Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Valores relativos e absolutos do Excel: você conhece a diferença?

Postado em: 13/06/2014 Comentários (2)

O Microsoft Excel é um software que facilita a construção de planilhas eletrônicas devido a sua grande quantidade de ferramentas voltadas para inserção, edição e formatação de informações. Além disso, o Excel contém uma enorme quantidade de fórmulas e funções que podem ser utilizadas nas mais diversas planilhas.

Basicamente, para a utilização de uma fórmula no Excel, basta que o usuário conheça a sintaxe da função e a partir dela selecione corretamente os valores que serão utilizados para a realização de um determinado cálculo. O que torna mais interessante o uso das funções, com elas podemos utilizar tanto valores relativos, quanto valores absolutos.

Neste artigo, apresentaremos a diferença entre valores relativos e absolutos. Mostraremos como utilizar as diversas formas de valores absolutos disponíveis na versão 2010 do Excel.

Valores relativos:

A diferença básica entre valores absolutos e relativos é a forma como eles são empregados em uma fórmula. Basicamente, os valores relativos são aqueles que mudam de acordo com o endereço de uma célula. Abaixo apresentamos um exemplo de fórmula que utiliza valores relativos.

Valores relativos Excel 2010

Uso de valores relativos em fórmulas do Excel 2010

Na imagem acima destacamos a fórmula que está sendo utilizada para o cálculo da soma dos valores A e B. Notem que o endereço das células que estão sendo utilizadas na função são relativos a linha 3 e colunas A e B. Caso utilizemos o auto preenchimento para aplicar a mesma fórmula para calcular os demais valores, o Excel automaticamente irá manipular a função trocando o endereço de cada célula. Veja na imagem abaixo como ficaria esta planilha utilizando o auto preenchimento.

Autopreenchimento Excel 2010

Utilizando os valores relativos e o auto preenchimento no Excel 2010

Acima destacamos a função que calculou a soma dos termos na linha 6 e colunas A e B, isso somente foi possível, após o uso do autopreenchimento a partir da utilização de valores relativos. Apesar desta função ser de sintaxe extremamente simples, os valores relativos também podem ser utilizados em funções com sintaxe mais avançada, veja na imagem abaixo o uso de valores relativos em uma planilha onde foi aplicada a “Função SE“.

Função Se Excel 2010

Função Se utilizando valores relativos

Notem que a seta está mostrando o teste lógico da “função SE”, que analisa se a nota do aluno é maior ou igual a 70 pontos. Neste caso, o valor relativo foi utilizado devido ao fato da nota sugerida no teste lógico variar de aluno para aluno.

Valores Absolutos:

Os valores absolutos devem ser utilizados quando em uma fórmula os valores utilizados não variam de célula para célula. Normalmente, os valores absolutos são utilizados para representar constantes em uma determinada função. Veja na imagem abaixo um típico caso onde se faz necessário o uso de valores absolutos.

Constantes no excel 2010

Planilha onde foram utilizados valores absolutos para representar constantes

Na imagem apresentada acima se faz necessário o uso de constantes para encontrar os valores da velocidade da distância percorrida.  Se analisarmos a função que foi inserida para encontrarmos o valor da velocidade para cada valor de tempo, poderemos notar o uso de valores absolutos facilmente. Veja na figura abaixo que os valores absolutos são sempre representados a partir da utilização de símbolo de cifrão ($).

Valor constante no excel 2010

Uso de valores absolutos em funções do Excel 2010

Vale ressaltar, que valores absolutos podem ser utilizados em várias funções diferentes, e quando utilizados corretamente, estes valores facilitam a construção de planilhas no Excel e também no desenvolvimento das fórmulas empregadas. Um outro exemplo que pode ser dado é o da planilha, apresentada neste mesmo artigo, construída para facilitar a análise de um determinado quadro de notas. Vejam que na fórmula contida na imagem, o teste lógico analisou se a nota do aluno seria maior ou igual ao valor 70. Este mesmo teste lógico poderia ser analisado utilizando a planilha abaixo.

Função Excel 2010

Função Se utilizando valores absolutos

Nessa imagem, o valor absoluto da célula F2, contendo a nota mínima de aprovação foi usado para a construção da “função SE” na planilha. Isso faz com que possamos alterar o valor da nota mínima de aprovação sem a necessidade de mudar todas as fórmulas da função, ou seja, caso a nota mínima passe a ser 60, o usuário deve alterar o valor da célula F2 que automaticamente o teste lógico da função será alterado.

Para transformar um valor relativo em absoluto é muito fácil, basta você entender que os cifrões representam se a linha ou a coluna deverão ser consideradas como constantes. Veja nos exemplos abaixo como funciona este processo:

  1. A célula inteira possui um valor absoluto: Sendo assim, serão necessários dois cifrões, um anterior a coluna e um anterior a linha. Veja como ficaria este caso: $F$2.
  2. Somente a coluna possui valores absolutos: Sendo assim, será necessário somente o primeiro cifrão. Veja como ficaria este caso: $F2.
  3. Somente a linha possui valores absolutos: Sendo assim, será necessário somente o segundo cifrão. Veja como ficaria este caso: F$2.

Conclusão:

Neste artigo apresentamos a diferença entre utilizar Valores Relativos e Valores Absolutos no Excel 2010. Para isso utilizamos exemplos com planilhas e funções extremamente simples, e algumas com sintaxe um pouco mais complexas, como por exemplo a “função SE”. Vimos que para decidirmos sobre o uso de valores relativos e absolutos é necessário entender o comportamento da função que será inserida, buscando conhecer se ela necessita de valores absolutos que representem funções. Ou então, valores relativos que variam de célula a célula, e que para utilizarmos valores absolutos basta inserir os cifrões na célula desejada.

Caso tenha dúvidas sobre como utilizar os valores absolutos, assista esta aula do curso gratuito de Excel: Aprendendo Fórmulas e Cálculos no Excel 2010. Também lembramos que em nosso portal temos s a área Perguntas e Respostas , onde os usuários podem interagir e tirar as dúvidas.

Quer aprender mais? Conheça os lançamentos de Cursos Excel.

Até a próxima, pessoal!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

  1. José Barbosa Costa em 27/02/2015:

    Qual a diferença entre a soma dos valores relativos e a soma dos valores absolutos de todos os algarismos do numeral 6875

    Responder
    • Officeguru em 12/03/2015:

      Olá José,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe Officeguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (2):