Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Aprenda a instalar o Solver no Excel 2010

Postado em: 16/07/2014 Nenhum comentário

Neste tutorial ensinaremos a instalar o Solver no Excel 2010. O Solver é um suplemento do Excel 2010 que pode ser utilizado par a resolução de diversos problemas matemáticos, uma de suas principais vantagens é a sua capacidade de resolver problemas com mais de uma variável, além de permitir ao usuário inserir algumas condições para encontrar a resolução do problema matemático.

Solver no Excel 2010

Por ser um suplemento o Solver não vem instalado por padrão na Interface do Excel, no entanto é possível instalá-lo a partir das Opções do Software. Para fazer isso, realizaremos o procedimento a seguir.

1 – Abra o Excel 2010.

Excel 2010

Excel 2010

Apesar da imagem acima apresentar uma planilha em branco, isto não é algo extremamente necessário, já que é possível realizar este mesmo procedimento em uma pasta de trabalho que já possua informações inseridas pelo usuário.

2 – Clique na guia Arquivo do Excel 2010, nela poderemos acessar as informações da planilha, salvar um documento e escolher as opções.

menu arquivo Excel 2010

Clicando na guia Arquivo.

3 – A guia Arquivo possui uma grande quantidade de ferramentas e informações, nela poderemos visualizar as informações referentes à pasta de trabalho que foi criada, assim como poderemos salvar, abrir ou fechar um arquivo. No entanto, estas ferramentas não possuem utilidades neste tutorial, sendo assim encontre as “Opções” e clique nela.

acessando opcoes no excel 2010

Acessando as Opções do Excel 2010

4 – Ao clicarmos nas Opções do Excel 2010 somos levados a uma nova janela, onde poderemos ter acesso a inúmeras configurações deste software. Um exemplo que pode ser dado, é que nas Opções podemos configurar o número de planilhas que sempre são criadas ao iniciar uma nova Pasta de Trabalho, que como padrão sempre são criadas três planilhas.

planilhas no excel 2010

Número de planilhas criadas, por padrão, no Excel 2010

5 – Dando continuidade a este tutorial, iremos agora clicar na opção Suplementos, onde poderemos encontrar o Solver, ferramentas de análises, entre outros. Veja na imagem abaixo o local onde deveremos clicar.

acessando os suplementos Excel 2010

Acessando os suplementos do Excel 2010.

6 – Clicando em Suplementos, a janela Opções do Excel 2010 irá alterar-se para nos mostrar as opções de Suplementos disponíveis. Veja na imagem abaixo esta nova janela de Opções do Excel, onde é possível visualizar todos os suplementos ativos no seu software.

suplementos do excel 2010

Suplementos do Excel 2010.

7 – Notem que na imagem acima destacamos dois campos da opção Suplementos do Excel 2010. Na primeira, chamada de 1, são apresentados os suplementos ativos e inativos, vale ressaltar que nesta primeira opção os suplementos ativos e inativos variam de acordo com o software de cada usuário. Na segunda opção, aqui chamada de 2, está a opção Gerenciar Suplementos do Excel, que é o local onde podemos escolher os suplementos que serão ativados em nosso software. Sendo assim, para acessá-los clique em Ir.

clicando em ir no Excel 2010

Clicando no botão Ir.

8 – Ao clicarmos em Ir, seremos levados a seguinte janela, onde poderemos visualizar os suplementos instalados em nosso computador e escolher qual deles será ativado.

suplementos do excel 2010 em lista

Lista de Suplementos que podem ser instalados no Excel 2010.

9 – Notem que na imagem acima destacamos duas partes desta imagem. Em 1 destacamos a lista de Suplementos disponíveis no Excel 2010, ou seja, nesta lista que poderemos escolher quais suplementos serão ativados em nosso software, vejam que a opção Solver se encontra disponível nesta lista. Em 2, poderemos visualizar um pequeno resumo sobre as funcionalidades do Suplemento escolhido, neste caso Ferramentas de Análises. Para que possamos ativar o Solver, basta marcar a caixa de seleção ao lado de seu nome, veja a imagem abaixo.

selecionando o solver Excel 2010

Selecionando o Solver na lista de Suplementos.

10 – Para finalizarmos o processo basta clicar em OK e retornar as área de Trabalho do Excel 2010.

finalizando a instalacao Excel 2010

Finalizando o procedimento.

11 – Para verificarmos se o Solver foi instalado corretamente, basta acessar a guia Dados do Excel 2010, nesta guia encontraremos um grande conjunto de ferramentas disponíveis para análises de dados em planilhas.

guia dados do excel 2010

Acessando a guia Dados do Excel 2010.

12 – Ao acessarmos a Guia Dados do Excel 2010, poderemos visualizar no canto superior direito da tela que o Solver se encontra instalado.

solver na guia dados Excel 2010

Visualizando o Solver no Excel 2010

13 – Para finalizar, vamos clicar na opção Solver e visualizar esta ferramenta. Na imagem abaixo apresentamos a caixa de diálogos do Solver.

solver Excel 2010

O Solver

Com isso, finalizamos este tutorial sobre como instalar o Solver no Excel 2010, caso tenha dúvidas de como utilizar este suplemento, basta acessar esta aula do nosso curso gratuito de Excel, onde ensinamos a utilizar esta e outras ferramentas.

Também gostaríamos de lembrar nossos usuários que as dúvidas podem ser esclarecidas através da interação com outros usuários e com nossos autores no Fórum de Perguntas e Respostas do OfficeGuru.

forum de perguntas e respostas Officeguru

Fórum de Perguntas e Respostas do OfficeGuru.

Até a próxima!

 

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

Comentários (0):