Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Como converter Linhas em Colunas no Excel 2010

Postado em: 24/06/2014 Comentários (2)

Sem dúvida alguma, o Excel 2010 é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de planilhas eletrônicas na atualidade. Além da vantagem em utilizar diversas funções e modelos de gráficos, a interface do Excel 2010 torna o trabalho de quem está desenvolvendo as planilhas muito mais facilitadas que as demais opções no mercado.

Linhas em colunas no Excel

Neste artigo apresentaremos a vocês uma ferramenta extremamente simples do Excel 2010, que permite transformar as informações que estão em colunas para informações em linhas e vice – versa. Para isso, utilizaremos uma das opções disponíveis da ferramenta “colar especial”.

A ferramenta Colar Especial

A ferramenta Colar Especial é extremamente útil durante a criação e edição de planilhas no Excel 2010, a partir dela podemos manipular a forma como copiamos uma série de dados dentro de uma planilha.

Opcoes colar especial Excel 2010

Opções disponíveis na ferramenta Colar Especial.

No exemplo abaixo apresentamos o uso da opção Colar Especial que foi utilizada somente para copiar a fórmula contida em uma determinada célula sem que a formatação fosse copiada.

Colar especial formulas Excel 2010

Copiando fórmulas utilizando a ferramenta Colar Especial.

Notem que na planilha azul, a célula C3, de valor 50, possui uma fórmula que somou as células A3 e B3. Já a célula G3 com o mesmo valor 50, possui a mesma fórmula, no entanto a formatação das duas é diferente, isso foi possível a partir do uso da opção Colar Especial – Fórmula. Veja na imagem abaixo esta opção.

Colando formulas no Excel

Utilizando a ferramenta Colar Especial.

Dentre as opções da ferramenta Colar Especial, a opção Transpor é uma das mais interessantes, já que permite ao usuário transformar as informações contidas em uma coluna em informações contidas em linha, assim como o contrário também é válido.

Na imagem abaixo, apresentamos a opção Transpor dentre as opções de colar especial, veja que graças a interface intuitiva do Excel 2010 é possível entender o funcionamento desta ferramenta simplesmente ao olhar para o seu ícone.

Transpondo no excel 2010

Opções da ferramenta Colar Especial: Transpor.

No tutorial abaixo ensinaremos como utilizar a função Transpor do Excel 2010. Basta seguir os passos abaixo para utilizar esta ferramenta.

1 – Abra um arquivo do Excel contendo algumas informações ou crie uma planilha com alguns textos dispostos em uma única coluna.

Planilha do tutorial no Excel

Planilha que será utilizada no tutorial.

2 – Selecione os textos desta coluna para que possamos transformá-los em linha.

Textos que serão transpostos no Excel

Selecionando os textos.

3 – Utilize uma das opções disponíveis para copiar o texto destas colunas, na imagem abaixo apresentamos o procedimento de cópia realizado ao clicar com o botão direito do mouse sobre os dados.

Copiar dados no excel

Copiando os dados contido na coluna.

4 – Clique em uma célula onde deseja que a sua linha de dados seja “colada”. Veja na imagem abaixo um exemplo.

Escolhendo o local da linha no Excel

Escolhendo o local onde será criada a nova linha.

5 – Clique com o botão direito do mouse nesta célula e selecione a opção Transpor.

Selecionando a opcao transpor no Excel

Selecionando a opção Transpor.

6 – Veja na imagem abaixo o resultado.

Resultado no Excel

Resultado final.

7 – Agora veremos como realizar o mesmo procedimento para transformas dados que estão dispostos em linhas, em dados dispostos em colunas. Para isso, selecionaremos uma linha de dados e a copiaremos.

Copiando a linha no Excel

Copiando as informações contidas na linha.

8 – Agora que já temos os dados copiados, vamos escolher um local onde eles serão transpostos para colunas.

Selecionando a coluna no Excel

Selecionando o local onde será criada a nova coluna.

9 – Para finalizar, clique com o botão direito e escolha a opção Transpor novamente.

Colar especial transpor linha no Excel

Transpondo a linha em coluna.

10 – Veja o resultado final após utilizar a opção Transpor para transformar linhas em colunas.

Resultado linha em coluna no Excel

Resultado da transformação de linha em coluna.

Com isso finalizamos este artigo sobre a opção de Colar Especial chamada Transpor, que permite ao usuário transformar dados dispostos em colunas, em dados dispostos e linhas e vice – versa. Caso tenha gostado, dê uma olhada no nosso Curso de Excel 2013 Intermediário onde ensinamos a utilizar esta e outras opções da ferramenta do Excel. Apesar de ser na versão 2013 a forma de ser realizado este procedimento é igual para todas as versões.

Lembrando que  é possível tirar suas dúvidas na área de  Perguntas e Respostas, interagir com outros usuários e também com os nossos autores.

Até a próxima pessoal!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

  1. Nilson em 11/11/2014:

    Boa tarde!

    Ajudou e muito, mas e no excel 2007 não tem essa função?

    Obrigado!

    Responder
    • Officeguru em 21/11/2014:

      Olá Nilson,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe Officeguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (2):