Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Conheça o Preenchimento Relâmpago do Excel 2013

Postado em: 19/02/2014 Comentários (4)

O Excel 2013 está repleto de novidades que facilitarão a construção dos mais diversos tipos de planilha com extrema facilidade. Dentre elas, uma se destaca por ser uma novidade em uma ferramenta extremamente interessante que já existia nas versões anteriores, o Auto Preenchimento.

Neste artigo, apresentaremos para vocês esta novidade, chamada Preenchimento Relâmpago, que é uma das ferramentas tratadas no Curso de Excel 2013 Intermediário.

preenchimento excel 2013

O Auto Preenchimento é uma ferramenta muito utilizada durante a criação de planilhas no Excel. A partir do uso desta ferramenta somos capazes de preencher grandes quantidades de dados com base em um padrão existente, podendo este padrão ser numérico ou simplesmente um texto. Veja na videoaula abaixo alguns usos do Auto Preenchimento, que com certeza auxiliarão na criação das suas próximas planilhas.

Entendendo o Preenchimento Relâmpago

Na versão 2013 do Microsoft Excel podemos continuar utilizando estes mesmo padrões de Auto Preenchimento que utilizávamos nas versões anteriores, no entanto, uma novidade chama atenção da maioria dos usuários, desde os mais iniciantes até os mais avançados, o nome desta ferramenta é Preenchimento Relâmpago.

O Preenchimento Relâmpago é capaz de reconhecer um padrão existente em uma célula próxima daquela em que ele será utilizado, e preencher as demais células com este mesmo padrão.

Na imagem abaixo, apresentamos uma tabela que foi utilizada no Curso de Excel 2013 Intermediário, na qual foi utilizado o Preenchimento Relâmpago para separar o Nome do Sobrenome de funcionários, em células diferentes, com base na célula contendo o nome completo do funcionário.

preenchimento relampago em texto

Preenchimento relâmpago utilizado em textos no Excel 2013.

No caso acima, vimos que o Preenchimento Relâmpago foi capaz de reconhecer o padrão de nome e sobrenome para preencher corretamente a planilha. Como o exemplo dado foi baseado em partes de um texto, abaixo apresentamos uma imagem, onde o esta ferramenta foi aplicada para facilitar o preenchimento de colunas com base no dia, mês e ano de uma determinada data. Veja o resultado na imagem abaixo.

preenchimento relampago em datas

Preenchimento relâmpago utilizado em datas.

A partir destas imagens conseguimos concluir que a ferramenta Preenchimento Relâmpago, que é uma exclusividade da versão 2013 do Excel, é extremamente útil na hora de criar planilhas muito extensas onde podemos encontrar determinados padrões de preenchimento. Sendo assim, não deixe de visitar nossa loja e conhecer o Curso de Excel 2013 Intermediário para conhecer esta e outras ferramentas importantes do Excel para a construção de planilhas.

Até a próxima, pessoal!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

  1. Luiz Henrique em 21/01/2015:

    Bom dia, eu não estou conseguindo cria planilha a parti de uma existente, o jeito que eu fazia no Excel 2010 é diferente do 2013, como é?

    Responder
    • carla.cabral em 26/01/2015:

      Olá, Luiz Henrique. Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum http://office.cursosguru.com.br/perguntas-e-respostas/ para que tanto os usuários, como a equipe Officeguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários. Obrigada

      Responder
  2. Regina Mendes em 25/02/2014:

    OI RAFAEL SEGUI O EXEMPLO DEIXADO COM OS NOMES E NÃO CONSEGUI, POIS AO ARRASTAR A CÉLULA COMO NO EXEMPLO O NOME FOI COMPLETO PARA AS OUTRAS CÉLULAS E NÃO POR PARTES. COMO FAZER?

    Responder
    • Officeguru em 27/02/2014:

      Olá Regina,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe Officeguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (4):