Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Saiba como inserir animações nas transições de Slides no PowerPoint 2010

Postado em: 22/06/2015 Nenhum comentário

O Power Point 201o é um dos melhores, se não o melhor, software disponível na atualidade para a criação de apresentações. A partir dele podemos criar os mais diversos tipos de apresentações, fazendo uso de um ambiente dinâmico, de interface descomplicada e que permite a utilização de imagens, gráficos e animações.

Neste texto apresentaremos algumas formas de alterar a Transição de Slides durante uma apresentação no Power Point 2010, que é uma forma muito interessante de tornar suas apresentações mais dinâmicas e manter o foco das pessoas que a estão assistindo.

apresentacao no powerpoint

Apresentação no Power Point. Fonte: Techtudo

Seja para apresentações mais simples, até as mais elaboradas, o uso de animações e transições de slides, quando bem utilizadas, tornam uma apresentação muito mais agradável para quem assiste, sendo assim, antes de apresentar algumas formas de transição de slides do Power Point 2010, vamos apresentar a definição de Transição de Slide de acordo com o manual do PowerPoint.

“As transições de slide são efeitos de animação que ocorrem no modo de exibição Apresentação de Slides quando você muda de um slide para o próximo. É possível controlar a velocidade, adicionar som e até mesmo personalizar as propriedades de efeitos de transição.”

exemplo de transicao powerpoint

Exemplo de Transição de Slides do Power Point 2010.

Veja no tutorial abaixo como inserir e configurar algumas transições de slides no Power Point 2010.

1- Primeiramente, verifique se a sua apresentação possui pelo menos dois slides para que possamos inserir uma animação de transição de slides entre eles, para isso, basta clicar na guia slides no painel de slides do PowerPoint.

verificando slides powerpoint

Guia Slides do Power Point 2010.

2 – Em seguida, escolha qual Slide receberá a animação de transição de slide que você deseja inserir na sua apresentação. Vale ressaltar que é possível escolher um modelo de transição para cada slide. Para isso, basta clicar no slide desejado e em seguida clicar na guia Transições, veja na imagem abaixo este procedimento.

animacao transicao powerpoint

Selecionando o Slide que receberá a animação.

3 – Clique na seta no canto inferior direito do menu Transição para este Slide, isto fará com que o PowerPoint apresente todas as opções disponíveis para a aplicação de animações durante a transição de slides em uma apresentação.

efeitos de transicao powepoint

Acessando as opções de Efeito de transição de Slides.

4 – Ao clicar nas Opções de Efeito, o PowerPoint apresentará um conjunto de opções que poderão ser aplicadas na sua apresentação, veja na imagem abaixo as opções de transição do PowerPoint 2010.

opcoes transicao slides no powerpoint

Modelos de animações para transições de slides.

5 – Verifique o seu painel de Slides e veja que no canto inferior esquerdo do Slide selecionado surgiu uma estrela, que é o símbolo utilizado pelo Power Point para informar ao usuário que aquele Slide possui uma animação ou transição.

icone de animacao powerpoint

Ícone referente a animações no Power Point 2010.

Agora que já sabemos como inserir uma Transição de Slides em uma apresentação do PowerPoint 2010, vamos aprender a escolher um Som que será apresentado durante a Transição e em seguida escolher se ela ocorrerá automaticamente ou então ao clicar do apresentador.

6 – Para inserir um som durante a transição de Slides basta que o usuário clique na opção Som da guia Transições do Power Point 2010.

Gostando do artigo? Aproveite para conhecer o Curso PowerPoint 2013 Intermediário, que pode ser encontrado na Loja Cursosguru!

inserindo som powerpoint

Inserindo um som durante a transição de slides.

7 – Clicando na opção Som, o Power Point apresentará um conjunto de sons pré instalados que poderão ser utilizados durante a transição de slides em uma apresentação, para escolher qualquer um deles basta clicar na opção desejada. Veja na imagem abaixo as opções de som disponíveis no Power Point 2010.

sons da transicao de slides no powerpoint

Opções para sons entre slides.

Uma vantagem da versão 2010 do Power Point é que ao passar o mouse em cima de algum som, o software o reproduz, tornando assim mais fácil a escolha do som adequado para a sua apresentação.

Agora que já sabemos como utilizar um efeito de transição de Slide, assim como um som durante a transição, vamos conhecer o procedimento para alterar a forma como ocorre a mudança de um Slide para o seguinte, para isso podemos escolher entre a mudança automática, onde o slide muda após um determinado tempo, ou então, utilizar a opção padrão que utiliza o clique do mouse para iniciar a transição do Slide. Veja na imagem abaixo o local, na guia Transições, onde podemos escolher uma destas opções citadas acima.

transicao de slides powerpoint

Escolhendo a forma de transição de slides.

Como é um pouco difícil apresentar animações em forma de imagens, apresentamos o vídeo abaixo onde vocês poderão visualizar alguns Slides com Efeitos de Transição entre Slides durante a apresentação.

Com isso finalizamos este pequeno tutorial sobre Transição de Slides no Power Point 2010 e esperamos que a partir deles vocês possam criar apresentações com um excelente aspecto visual e com isso surpreender de forma extremamente positiva as pessoas que o estiver assistindo.

Também gostaríamos de lembrar que estas e outras ferramentas do Power Point 2010 podem ser visualizadas a partir de nossos cursos gratuitos de Power Point. Comece a aprender esta poderosa ferramenta da Microsoft para apresentação de Slides!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Comentários (0):