Cadastre-se grátis
Receba novidades do officeguru: [x] Fechar
Nome
Email
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o officeguru:

Soma entre matrizes no Excel 2013

Postado em: 27/02/2014 Nenhum comentário

O Excel permite realizar inúmeros tipos de cálculos graças às suas poderosas fórmulas e funções. Outro ponto fundamental para a realização destes cálculos é a sua interface, que torna o acesso do usuário aos componentes matemáticos extremamente facilitado.

Neste artigo, apresentaremos uma forma extremamente simples de realizar soma entre matrizes utilizando o Excel e, para isso, construiremos uma planilha e apresentaremos a formulação matemática necessária para a realização deste cálculo.

Soma entre matrizes:

Operações entre matrizes podem envolver desde cálculos simples, como, por exemplo, o da soma de matrizes e da multiplicação de matrizes por escalares, como a multiplicação entre duas matrizes. Basicamente, para que possamos realizar estes cálculos envolvendo matrizes precisamos conhecer seus componentes, que estão dispostos em colunas e linhas. Veja abaixo um exemplo de soma entre as matrizes.

somando matrizes

Soma entre duas matrizes. Fonte: Mundo Educação.

A partir da imagem acima fica mais fácil explicar a formulação matemática para a soma entre matrizes. Basta somar os termos que possuem a mesma posição na Matriz, ou seja, o termo A11 da primeira matriz deve ser somado com o termo A11 da segunda matriz, e assim por diante. Onde o primeiro número corresponde ao número da linha e o segundo ao número da coluna.

Vale ressaltar que para que duas matrizes possam ser somadas, elas devem possuir o mesmo número de linhas e colunas.

Construindo a planilha no Excel:

Para construir uma planilha que possa ser utilizada para somar matrizes no Excel 2013, basta utilizar a formatação de bordas e cores para destacar os locais onde deverão ser inseridos os valores referentes a cada matriz e um terceiro espaço onde serão apresentados os resultados. Veja no vídeo abaixo como construir essa planilha a partir da formatação de bordas e cores e o uso de uma fórmula que some os espaços referentes a cada matriz.

Notem que fazendo uso de ferramentas de formatação do Excel podemos criar planilhas com um excelente aspecto visual, que permite que a mesma seja utilizada em diversos tipos de apresentação, como, por exemplo, em uma sala de aula, onde os alunos estejam aprendendo a somar matrizes.

Conclusão:

O modelo apresentado acima é extremamente interessante para ser utilizado como motivador em salas de aulas, já que utiliza um ambiente diferente do comum durante o aprendizado deste, além de outros tópicos referentes a operação entre matrizes.

Caso tenha interesse no assunto, fique de olho em nossos próximos artigos referentes a operação de matrizes, onde ensinaremos a criar planilhas que podem ser utilizadas em sala de aula. Além disso, você pode assistir a uma videoaula sobre o tema em nosso curso gratuito de Excel 2010 Funções e Gráficos para Engenharia.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Laércio Rafael Colucci Marques da Silva - Graduado em Física e mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Professor de física e matemática, atuando com Excel e Estatística voltados para diversas áreas. De espírito aventureiro, pratica escalada e mountain bike sempre que possível.

Leia também

Comentários (0):